Com visita guiada, Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos registra alta em números de visitantes

0
180

Localizado na Praça dos Girassóis, o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, além de ser sede administrativa do Governo do Tocantins, concentra em seus espaços internos e externos, acervos, monumentos e estruturas que ajudam a contar a história do Tocantins. Esses atrativos fazem do lugar um dos grandes pontos turísticos da capital do Estado, Palmas, recebendo turistas de todo o país e de fora dele também.

Por meio do projeto Palácio de Portas Abertas, criado em 2022, juntamente com o Núcleo de Atendimento ao Turista do Palácio Araguaia (NAT), o Governo do Tocantins proporciona aos visitantes que conheçam a história do Estado, percorrendo o processo histórico de sua emancipação, elementos culturais, sociais e políticos. O NAT fornece conhecimento e informações mediante uma programação de roteiro turístico nas dependências do Palácio Araguaia, bem como na Praça dos Girassóis.

A coordenadora do Núcleo de Atendimento, Grazziella Póvoa, afirma que o projeto surgiu a partir da crescente de visitantes na sede administrativa do Governo do Tocantins. “Percebemos o aumento de pessoas querendo conhecer a nossa estrutura como um todo. Alinhado ao perfil do governador Wanderlei Barbosa, foi criado então um Núcleo que pudesse atender esse visitante e foi organizada a visita guiada, onde temos um tour pelo Palácio, apresentando obras de arte e obras históricas, contando um pouco da relevância de cada uma”, completa Grazziella sobre o projeto Palácio de Portas Abertas.

Em baixa temporada do turismo no Tocantins, o NAT recepciona uma média de 500 turistas mensais. Já em alta temporada, o Núcleo recepciona uma média de 1.000 turistas por mês.

Horários e agendamentos

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, pela manhã das 8 às 12 horas; e à tarde das 13 às 17 horas. Às quintas-feiras, são abertos os atendimentos a instituições de ensino. O núcleo conta com três tipos de modalidades de visitação: a guiada, quando os visitantes solicitaram na recepção do Palácio a visitação guiada pela equipe do NAT nas dependências do Palácio (saguão, sacada 1° piso e sala vip 2° piso); a livre, quando visitantes, não necessitam de guia, ficando à vontade para conhecer somente o saguão do Palácio; e a educativa, direcionada a instituições de ensino, mediante ofício com agendamento prévio. Os agendamentos podem ser feitos via e-mail, pelo endereço eletrônico [email protected] e também por telefone, pelo número (63) 9 9955 4025. Devido às regras de segurança da Casa Militar, não são permitidas entradas de pessoas no Palácio com objetos cortantes, tóxicos, bebidas alcoólicas, entre outros; e quanto à vestimenta, são recomendadas as adequadas para adentrar órgãos públicos.

Seis guias são responsáveis pelo acompanhamento e pela apresentação durante as visitas, sendo três guias durante o turno matutino e três no vespertino. O Marcelo Abreu Marques é um dos guias disponíveis para atender o visitante pela manhã e conta como é satisfatório explicar a história do Estado para pessoas de várias localidades. “Eu me sinto satisfeito em poder contar nossa história, pois sou fruto desse lugar e aqui passamos a nossa identidade e crescemos ainda mais como cidadão tocantinense”, comenta o guia, que é nascido na capital Palmas. A mesma emoção é compartilhada por Thays Parrião, que também é guia. “A cultura do Tocantins é muito rica, cheia de significados, aqui estudamos e aprendemos todos os dias, sabemos a importância de um Estado que teve muitas lutas e o papel do povo como fundamental para a sua criação”, expressa a guia.

Roteiro de visita

Ao chegar na sede do Governo, o visitante é acolhido e recepcionado no saguão do Palácio, que fica no térreo, no mesmo espaço em que acontece a explicação sobre os painéis de Lutas e Conquistas; em seguida, a apresentação do Ponto Geodésico do Brasil, simbolizando pela rosa dos ventos, demarcando assim o posicionamento geográfico do centro do país; na mesma área há a Maquete da Praça dos Girassóis, mostrando em miniatura toda a estrutura da Praça que sedia o Palácio, sendo esta a maior praça da América Latina; a visita no térreo conta ainda com a Galeria de Governadores, Mostra de Artesanato, Visita ao Primeiro Veículo Oficial do Governo, o Opala usando pelo ex-governador Siqueira Campos; no segundo piso, tem os vitrais da escada e uma visita à sacada; e finalizando o tour, o guia acompanha os visitantes à Sala Vip do Governador, localizada no segundo piso.

Uma família vinda do Maranhão ficou encantada com a visita às instalações do Palácio. Ricardo Sousa já foi morador de Palmas e ficou surpreso com toda a história apresentada durante a visita. “Agora, venho como visitante e fiquei surpreso com tudo. Fui morador daqui e acho importante sabermos de todo o processo de construção do Tocantins”, comenta o técnico em enfermagem, que é natural de Imperatriz. Já para a sogra dele, Jakcylana Lopes, tudo foi novidade. “É minha primeira vez no Tocantins e acho um privilégio ter toda essa explicação. É muito bom conhecer a história do lugar que visitamos, é um verdadeiro privilégio”, comenta Jakcylana.

Guilherme Lima/Aldemar Ribeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui