Corpo de Bombeiros realiza mais de 22 mil ações preventivas em 77 praias do Tocantins

0
147

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) fechou, nessa segunda-feira, 31, com saldo positivo, o balanço de ações executadas durante o mês de julho, na Temporada de Praia 2023, no Estado. Ao longo desse período, o CBMTO, por meio das unidades operacionais, como batalhões e companhias de bombeiros, esteve em 77 praias oficiais e realizou 22.595 prevenções, registrando 11 ocorrências, sendo quatro de recuperação de cadáver de pessoas que morreram enquanto executavam alguma atividade na água.

“Empregamos uma boa quantidade de militares nas praias e qualificamos os guarda-vidas civis para também atuarem nesta temporada. Com a quantidade de locais e programações, registrar 11 ocorrências significa números relativamente baixos. A nossa análise é positiva”, destaca o comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Ciro Cardoso Guimarães Filho.

Garantindo a segurança e a tranquilidade de visitantes e moradores, o último final de semana da temporada, no sábado, 29, e no domingo, 30, contou com bombeiros militares em 19 localidades, que realizaram 7.559 ações de prevenção visando alertar e advertir os banhistas em risco, saindo das áreas demarcadas para banho, por exemplo, tentando travessias ou saltos de lugares proibidos, entre outros. Todas as praias oficiais contavam com sinalização, tanto na forma de placas quanto com galões informando as áreas de banho e os locais para acesso de veículos para embarque e desembarque, bem como para acesso dos barcos. Houve registro de ocorrências na Praia Ilha Grande, em Araguanã, de natureza Emergência/Clínica, ou seja, atendimento a uma vítima com problema de saúde. Na Praia do Garimpinho, os bombeiros militares realizaram um Atendimento Pré-Hospitalar, com uma vítima de ataque de arraia.

“Acreditamos que a presença dos bombeiros militares influenciou nos dados gerais, conversando, orientando, passando informações e chamando a atenção dos banhistas quanto ao uso correto das áreas delimitadas para banho e embarcação. Quando pensarmos nas praias permanentes aqui no Tocantins, é necessário que os frequentadores estejam cientes do uso da praia da forma correta, evitando comportamentos de riscos, como sair da área delimitada para a travessia sem ter as mínimas condições”, destaca o coronel Guimarães Filho.

 

Luiz Henrique Machado/ASCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui