Novas instalações da Unacon no Hospital Geral de Palmas proporcionam bem-estar aos pacientes e servidores

0
184

“Fiz tratamento de câncer de mama há um ano na Unacon [Unidade de Alta Complexidade em Oncologia], onde ainda faço acompanhamento e sou grata a Deus por essa família multidisciplinar extraordinária do HGP [Hospital Geral de Palmas]. Ver esta estrutura física nova, ampla, organizada, climatizada com quantidades adequadas de poltronas e cadeiras confortáveis para receber pacientes e acompanhantes é gratificante. Estou feliz em poder contemplar essa vitória”. O depoimento é da paciente Michele Nunes, que faz acompanhamento no novo ambulatório da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Geral de Palmas.

O novo espaço tem unificado o ambiente dos serviços de oncologia, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) e tem agradado a população atendida. O serviço é responsável por prestar atendimentos especializados nas áreas de Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica, Onco-Hematologia, Oncologia Cirúrgica, Ginecologia, Mastologia, Urologia, Dermatologia, Cardiologia, Clínica da Dor e Cuidados Paliativos.

O ambiente conta com 20 consultórios médicos; 30 leitos de quimioterapia, sendo 20 unidades para adultos e 10 infantis e brinquedoteca, visando para garantir humanização e tornar recinto receptivo e acolhedor às crianças em tratamento, além de laboratório, farmácia e sala de procedimentos.

Segundo a supervisora do Ambulatório de Especialidades do HGP, Flaviany Vieira de Araújo Milhomem, “o novo espaço tem a intenção de unificar todo o atendimento ambulatorial oncológico em um único espaço. Nesse primeiro momento nós melhoramos as instalações da oncologia clínica, dos consultórios de hematologia, mastologia, melhoramos o espaço de infusão de quimioterapia, comodidade na espera e um lugar climatizado. Nosso objetivo é unificar, onde os profissionais da oncologia atendem no mesmo ambiente, que inclusive é algo que Ministério da Saúde preconiza para facilitar o fluxo do paciente no atendimento”.

A técnica de enfermagem Vanderli Latorre, trabalha na área de oncologia desde 2000, e está no HGP desde 2008, falou sobre o serviço de oncologia na unidade. “Eu sou apaixonada pelo que faço, são mais de 20 anos lidando com pacientes oncológicos, e acompanhar o crescimento e a melhoria nos atendimentos é muito gratificante. A nova ala é um sonho tornado realidade!”.

“O novo espaço atende o anseio da equipe que aqui se dedica a cuidar dos nossos pacientes. Ele proporciona mais conforto e bem-estar, desde a climatização do local, passando pelo mobiliário e ambiência geral”, destacou o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo.

Dados

O serviço de oncologia no HGP teve início em 2008 e hoje tem uma média mensal de 1.300 consultas, entre primeiro atendimento e retorno, dentre as quase 15 especialidades ofertadas. Atualmente, cerca de 1.124 pacientes  seguem em acompanhamento na unidade e diariamente, 80 pacientes passam pela quimioterapia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui