No Dia do Campo Limpo, Adapec celebra conquistas na retirada de passivos de lavouras

0
166

O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado em todo o país nesta sexta-feira, 18. A data foi criada com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes, entre agricultores, revendas de defensivos agrícolas, indústria fabricante e poder público, que atuam na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. No Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) é o órgão responsável por todo o processo de fiscalização e orientação sobre comercialização, armazenamento, uso correto e seguro de agrotóxicos, além da destinação final das embalagens.

O Governo do Tocantins, por meio da Adapec, comemora o Dia do Campo Limpo com avanços na retirada de passivos do campo e na fiscalização do comércio, e uso dos defensivos agrícolas no Estado. Para se ter uma ideia, em 2004, o Tocantins devolvia 20 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos. Em 2022, esse número chegou a 1.074 toneladas. Já o projeto de Recebimento Itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, que atende pequenos e médios produtores rurais, recebeu no primeiro semestre deste ano 36.392 embalagens, atendendo aproximadamente 600 produtores. O projeto ainda terá outras dez edições, mas já superou os números de 2022.

“O Tocantins tem uma responsabilidade com a sua produção e isso inclui desde o produtor rural, as lojas agropecuárias, as centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e o Governo do Tocantins, por meio da Adapec, que realiza de maneira responsável a fiscalização de todos os defensivos agrícolas que são comercializados e usados na agropecuária tocantinense, garantindo que o produtor faça uso desses produtos no combate de pragas e doenças de forma segura, responsável e comprometida com o meio ambiente e a saúde humana”, destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Outros importantes avanços na política de defensivos agrícolas no Tocantins são as medidas adotadas pela Adapec, que exige a construção de locais adequados para armazenamento de defensivos agrícolas nas propriedades, a fim de evitar riscos à saúde humana. Também há a obrigatoriedade do curso para aplicador de defensivos agrícolas, que a Adapec disponibiliza de maneira gratuita para os interessados e as inúmeras palestras que são realizadas em escolas, associações, assentamentos, entidades públicas e privadas sobre o uso correto e seguro desses produtos.

Atualmente, o Tocantins conta com cerca de 200 estabelecimentos agropecuários cadastrados na Adapec, que comercializam defensivos agrícolas. E para atestar a idoneidade destes produtos, a Agência possui um sistema de cadastro de todos os agrotóxicos que podem ser utilizados no campo. “Além disso, realizamos nas lojas agropecuárias a fiscalização quanto aos padrões destes produtos em conformidade com as normas, as condições de segurança no armazenamento, a documentação de origem para evitar a comercialização de produtos clandestinos, receituários agronômicos, entre outros”, explicou o responsável pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem.

Já nas propriedades, a Adapec realiza fiscalização do uso correto e seguro de agrotóxicos, o armazenamento e a destinação das embalagens vazias de agrotóxicos nas unidades de recebimento.

Palestra em Silvanópolis

Nesta sexta-feira, 18, o responsável pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem, realiza uma palestra em Silvanópolis para profissionais de educação, sobre uso correto e seguro de defensivos agrícolas, em um evento comemorativo ao Dia Nacional do Campo Limpo, promovido pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA), que administra a central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Silvanópolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui