Redução dos índices de homicídios no Tocantins foi pauta da reunião ordinária do Conselho de Segurança Pública do Tocantins

0
185

Representantes das forças de segurança que atuam no Tocantins reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 30, para mais uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conesp), presidido pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira. Na reunião, que ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, diversos temas foram debatidos, entre eles a redução do índice de homicídios no Tocantins.

De acordo com os dados apresentados pelo secretário executivo do Conesp/TO, Ricardo Real, os casos de homicídio no Estado tiveram uma redução significativa. Por exemplo, no mês de maio de 2023, quando o Tocantins e Palmas bateram o maior número de homicídios do ano, foram registrados 48 casos no Estado e 25 na Capital. Enquanto que, neste mês de agosto, a estatística revela o registro de 12 homicídios no Estado e dois em Palmas. Em relação aos anos anteriores, no período de janeiro a agosto, em 2023 o Tocantins teve uma média de homicídios (29,37) menor do que nos anos de 2020 (30) e 2022 (30,75).

O secretário da SSP-TO reforçou o trabalho em conjunto das forças de segurança que contribuíram para a redução desses índices de violência no Estado. “Quando nos reunimos aqui, representa as forças de segurança junto com a sociedade, tentando buscar soluções para a segurança pública. Vimos que houve uma considerável redução nos registros de homicídios no Estado, o que demonstra que a nossa atuação em conjunto colaborou para a paz social de todos os tocantinenses”, destacou.

Posse

Durante a reunião, foram empossados os seguintes membros: o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira (PC-TO); o perito oficial José Rodrigues da Silva Filho (Sindiperito); e representando o Detran, Alisson dos Santos Gama.

Conesp/TO

O Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO), órgão colegiado permanente, tem função consultiva, sugestiva e de acompanhamento social das atividades de segurança pública e defesa social. Competem ao Conesp/TO: Propor diretrizes para as políticas públicas de segurança e defesa social, com vistas à prevenção da violência e repressão qualificada da criminalidade; acompanhar a execução da Política Estadual de Segurança Pública; as condições de trabalho, a valorização e o respeito pela integridade física e moral dos agentes de segurança pública e de defesa social; a apuração das denúncias em tramitação nas respectivas corregedorias, a fim de obter um resultado célere; o grau de confiabilidade e aceitabilidade do órgão pela população por ele atendida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui