Governador Wanderlei Barbosa recebe visitas do presidente do Iphan e de Comandante do Exército Brasileiro

0
275

Reuniões entre o governador Wanderlei Barbosa e duas instâncias da esfera federal ocorreram na manhã desta terça-feira, 31, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. A primeira se tratou de uma visita institucional do Exército Brasileiro, representado pelo Comandante Militar do Planalto (CMP), o General de Divisão Ricardo Piai Carmona; e a segunda foi uma reunião com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, acompanhado do Secretário Estadual de Cultura (Secult), Tião Pinheiro.

“Muito me alegra receber representantes de instituições tão importantes para o nosso País. A presença do General Carmona no Tocantins, por exemplo, demonstra a parceria e o respeito que permeiam as relações institucionais, em busca de uma segurança pública mais eficiente em todas as esferas da sociedade”, observou Wanderlei Barbosa, que completou: “já a presença do Leandro mostra que o Tocantins tem muita história a ser conservada e nossa gestão enxerga assim, dessa forma instituímos pastas importantes para o resgate e a preservação da nossa cultura e da história do nosso povo”.

O General de Divisão Carmona explicou que o Comando Militar do Planalto tem tropas nos estados do Tocantins, Goiás, Distrito Federal e no Triângulo Mineiro. “Aqui temos o 22º Batalhão de Infantaria, que é uma unidade subordinada ao meu comando, e aqui, com muita satisfação, vim fazer uma visita ao Governador e me colocar à disposição para o que precisar do nosso Exército”, pontuou o Comandante. Para o General, é “extremamente importante que as instituições estejam juntas, pois é assim que vamos vencer os desafios do nosso País. Então o Exército Brasileiro, por meio do Planalto, estará sempre à disposição do Governo Tocantins”. Também estiveram presentes o Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Emílio Vanderlei Ribeiro, e o Comandante do 22º Batalhão de Infantaria, Cel. Edmur Benites Ramos.

Iphan

Em busca da preservação do patrimônio cultural do Tocantins através da criação de uma rede de gestão compartilhada que fortaleça ações dessa ordem, o presidente do Iphan, Leandro Grass, se reuniu com o Governador Wanderlei Barbosa. Além do secretário Tião Pinheiro, a reunião foi acompanhada da secretária dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Narubia Werreria; da superintendente do Iphan no Tocantins, Cejane Muniz; do coordenador do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém; entre outros representantes do Iphan e Secult.

No encontro, o presidente do Iphan destacou o novo momento do Governo Federal, com investimento recorde na cultura brasileira e no patrimônio cultural, ao citar a realização do projeto Patrimônio Cidadão em Natividade e em Porto Nacional. “Temos duas ações robustas no Estado, o que temos chamado de canteiro-modelo. Na prática, estamos entrando nos imóveis das pessoas de baixa renda, garantindo a elas uma melhoria na qualidade da sua habitação”, disse ao explicar: “estamos recuperando suas casas através dos telhados; na parte hidráulica; elétrica; as paredes; estabilizações de imóveis; além de ações de restauros; e recuperação de ruínas, com investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões”, pontuou.

“A recriação do Ministério da Cultura  no Governo Federal e a recriação da Secretaria de Cultura pelo governador Wanderlei Barbosa na esfera estadual, o Tocantins, enquanto canteiro riquíssimo em patrimônio material e imaterial, se beneficia”, contemplou o gestor à frente da Secult, Tião Pinheiro. “Mas não basta apenas boa vontade, é preciso recurso para executar e está tendo uma linha de recursos muito grande. O Iphan tem um trabalho bacana aqui no nosso estado desde a época de Goiás, eu como jornalista acompanhei isso. Agora a própria comunidade e as gestões municipais percebem que parcerias com o Iphan e com o Ministério da Cultura é muito importante para preservar, ampliar e não deixar morrer a nossa história”.

Em ofício apresentado ao Governador, o Instituto requisita celebração de Acordo de Cooperação Técnica, a fim de realizar conjuntamente ações de proteção ao patrimônio material e imaterial do estado, a exemplo de mapeamento, registros e salvaguarda de bens culturais do Tocantins.

 

Kaio Costa/Anonio Gonçalves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui