Governo do Tocantins assume gerenciamento dos serviços de saneamento em Chapada de Areia

0
125

Nesta segunda-feira, 31, o  Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), estabeleceu termo de convênio de cooperação com a Prefeitura de Chapada de Areia para fins de fiscalização da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade.

Com a delegação do município, a ATR passa a executar as atividades de regulação, controle e fiscalização dos serviços públicos de abastecimento de água prestados pela empresa Hidroforte. As atribuições exercidas pela ATR envolvem os serviços de abastecimento de água, incluindo a captação, tratamento, distribuição e cobrança das tarifas.

O presidente da ATR, Israel Guimarães, afirmou que esse convênio vai impactar positivamente os serviços de saneamento do município e representa um passo importante para garantir um serviço de abastecimento de água mais eficiente no Estado. “É uma determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa que a gente regule o máximo de municípios. O ganho é grande para todos, principalmente para a população”, frisou o presidente explicando que essa fiscalização visa à qualidade dos serviços prestados. “Água é vida e como Estado, temos que manter essa qualidade e essa manutenção passa pela fiscalização, pelo controle e regulação”, ressaltou.

Para o prefeito de Chapada de Areia , Adalto Mendes, o acompanhamento da qualidade da água e das taxas tarifárias vai favorecer a população 

O prefeito de Chapada de Areia , Adalto Mendes de Oliveira, entende que esse convênio representa a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela empresa concessionária dos serviços de saneamento no município. “É muito importante essa parceria, porque até então a gente não tinha uma agência reguladora. A população vai agradecer porque esse acompanhamento da qualidade da água e das taxas tarifárias é o que mais pesa no bolso da população.

Vitor Fraga Junior, presidente da Hidroforte, destacou a importância do órgão fiscalizador por uma empresa que conta com técnicos qualificados. “Esse convênio vem trazer para a população do município um grande benefício, porque nós temos técnicos fiscais como aliados, o que nos impulsiona a trazer  a cada dia uma condição melhor de prestação de serviço”, salientou.

A cidade de Chapada de Areia está localizada no oeste do Estado, cerca de 100km da capital Palmas, e tem como referência comercial a cidade de Paraíso do Tocantins. A sua principal atividade econômica é a agricultura e pecuária. A população da cidade chegou a 1.501 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 12,43% em comparação com o Censo de 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui