Violência nas Escolas: Educação e Agência Brasileira de Inteligência discutem ações preventivas

0
99

Com foco no fortalecimento da Rede de Proteção à Violência nas Escolas, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, recebeu nesta terça-feira, 27, representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para falar sobre ações e estratégias para que a escola seja um ambiente cada dia mais seguro. Na ocasião, os representantes da Abin entregaram exemplares do Guia de Prevenção de Ataques Extremistas e Violentos em escolas. O guia tem o objetivo de subsidiar os grupos de trabalhos que atuam nas ações de cuidar da segurança das escolas.

Também participaram da reunião, representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.

O secretário Fábio Vaz ressaltou que o momento é muito oportuno para falar sobre o tema, porque em 2024, as escolas terão novos gestores escolares. “No próximo ano, a rede estadual e as redes municipais terão um calendário escolar unificado. E na segunda semana de janeiro serão realizadas as formações para os novos gestores escolares e na terceira semana, os professores participarão das formações. E são nessas formações que as instituições parceiras como a Abin poderão compartilhar as informações do guia para mais profissionais”, explicou.

O tenente coronel De Souza, diretor de Programas Sociais da PM falou das ações realizadas durante o ano por meio da Rede de Proteção Escolar. “Nos meses de setembro e outubro promovemos 160 palestras em escolas e foram realizadas 800 visitas preventivas nas unidades escolares e em ambientes escolares. Acreditamos que esse trabalho integrado auxilia e deixa a escola mais preparada para prever situações de conflitos ou violência, ou buscar apoio quando necessário”, esclareceu.

José Carlos, representante da Secretaria da Segurança Pública, citou o aplicativo Escola Segura, que além de trazer orientações para os professores, coordenadores e gestores escolares, representa um canal para pedir ajuda quando necessário. “Nós testamos esse aplicativo e destaco a forma como as instituições estão trabalhando de forma integrada”, frisou.

A Secretaria da Educação está investindo muito nos ambientes escolares, foram renovados os acervos das bibliotecas, montados e ampliados os laboratórios de ciências, há investimento no esporte e nas artes, com o objetivo de incentivar o aluno a continuar na escola. E como resultado, são escolas, alunos, professores e gestores que estão sendo premiados em diversas áreas do conhecimento, principalmente, no segundo semestre.

O Secretário Fábio Vaz destacou a importância do trabalho integrado entre as instituições estaduais, municipais e a Abin, nas orientações e no assessoramento das tomadas de decisões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui