Urgência: Governo Estadual e Prefeitura tentam resolver problema de acidentes na BR-153 em Paraíso

0
1801

Da Redação

Em caminhos diferentes, porém com os mesmos objetivos, o Governo do Estado e a Prefeitura de Paraíso tentam resolver junto ao Departamento Nacional de Transportes (DNIT), a questão da sinalização para conter velocidade de veículos no trecho urbano da BR-153, em Paraíso do Tocantins. A cidade se tornou a mais violenta do Estado neste sentido.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura, técnicos do DNIT estiveram na cidade há cerca de 20 dias e prometeram implantar a sinalização no local. Segundo o secretário Ubiratan Carvalho, o órgão decidiu que em Paraíso não haverá sinalização eletrônica na BR-153, e sim, 3 quebra-molas.

Ainda segundo as informações, as ondulações transversais seriam instaladas da seguinte forma: Uma em frente ao Posto Paraíso, outra em frente ao Posto Interlagos e saída para Palmas e a terceira em frente ao Posto Milena, também saída para Palmas pela Avenida Adalcy Gomes.

Já o esforço do Estado para por fim ao excesso de acidentes contra os paraisenses na BR, está sendo encabeçado pelo Secretário de Governo, Osires Damaso, que é de Paraíso e, segundo ele, tem recebido vários pedidos de ajuda da população local para que o problema seja resolvido.

 

Após levar o caso ao governador Wanderlei Barbosa, Damaso esteve com o presidente do Departamento Nacional de Transportes nesta quarta-feira, 29, tratando do assunto. O objetivo foi solicitar urgência na construção dos redutores de velocidade.

O superintendente do DNIT no Tocantins, Renan de Mello, atendeu a solicitação do Secretário e garantiu que já na próxima semana a empresa responsável pelo trecho que corta a cidade de Paraíso irá iniciar a construção dos quebra-molas e sinalizadores eletrônicos. Damaso destacou a urgência dessa ação pelo órgão federal.

“Sabemos que a BR-153 é de responsabilidade do Governo Federal, mas a garantia de segurança da vida da população de Paraíso é um problema de todos nós. Por este motivo vamos acompanhar e cobrar para que essa sinalização chegue o mais rápido possível” disse o Secretário Damaso.

SONHOS CEIFADOS

Com a conclusão da recuperação do trecho da BR-153 em Paraíso, a existência de buracos deixou de ser o problema, e a nova dor de cabeça para a população local passou a ser a velocidade com que os veículos, incluindo caminhões e carretas, transitam pelo local.

Nesse curto período, vidas foram ceifadas, entre elas a de um jovem entregador de 21 anos, que bateu de frente com um caminhão e morreu no local. A vítima, Lucas Alves de Lima, quando adolescente, fazia entrega de delivery em uma bicicleta e ganhou uma moto da população através de vaquinha nas redes sociais, após vídeo dele fazendo entrega na madrugada viralizar.

Outra vítima fatal recente foi de um homem de aproximadamente 55 anos, conhecido pelo nome de Balbino. No dia 3 de novembro ele colidiu com sua moto em uma caminhonete e também não resistiu aos ferimentos.

Varias outras pessoas tiveram ferimentos graves em acidentes no mesmo trecho. O último aconteceu na terça, 28 de novembro, entre um ônibus e uma caminhonete. Por sorte ninguém ficou ferido.

URGÊNCIA

Os casos de acidentes graves registrados pelos órgãos de segurança no trecho da BR-153, em Paraíso do Tocantins requerem providências urgentes de todos os governantes para evitar mais mortes ou pessoas gravemente feridas nessa região.

Caso as tentativas do Estado e da Prefeitura não resolvam rapidamente a situação junto ao órgão federal responsável pelo trecho, caberá à população de Paraíso do Tocantins realizar uma investida contra o descaso e fechar a rodovia até que haja uma solução. A vida e a segurança dos moradores devem ser consideradas.

No entanto, os moradores também precisam contribuir para evitar acidentes. Todos os dias pedestres e motoristas são flagrados arriscando a vida para atravessar a rodovia.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui