Governo do Tocantins aprova Lei de Cotas para negros, indígenas e quilombolas em concursos estaduais

0
132

Foi sancionado nesta sexta-feira, 22, o Projeto de Lei (PL) do Governo do Tocantins que institui reserva de vagas em concursos públicos do Poder Executivo para pessoas negras, indígenas e quilombolas, aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado (Aleto) no último dia 14. Essa Política de Ações Afirmativas, também conhecida como a Lei de Cotas, é resultado da ação conjunta entre as Secretarias dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), da Administração (Secad) e da Casa Civil.

O governador Wanderlei Barbosa reafirmou a importância da iniciativa, “tenho um grande carinho pela população indígena, quilombola e tradicional. Conheço a realidade dura que essa população enfrenta e é mais que justo que no meu governo eu crie políticas para reparar as desigualdades sofridas por essa população. Acredito na contribuição social que essa população pode trazer para o nosso estado e estamos trabalhando para que todos tenham as mesmas oportunidades”.

A gestora da Sepot, Narubia Werreria, celebrou o momento. “Esse é o resultado de uma longa luta das populações negra, indígena e quilombola que foram marginalizadas ao longo dos séculos. O Governo do Tocantins está atuando na reparação histórica e a favor da democracia no Estado, e a Sepot continuará atuando em prol de políticas inclusivas para essas populações para atingirmos a igualdade nos direitos”.

O PL reserva 10% das vagas para pessoas negras, 5% indígenas e 5% quilombolas em concursos públicos estaduais e de entidades do poder executivo. O anúncio e assinatura do projeto ocorreu no Palácio Araguaia durante solenidade promovida pela Sepot em celebração ao mês da Consciência Negra, no dia 23 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui