BOM DIA: Governador Wanderlei Barbosa recebe prefeitos e vereadores de Mato Grosso para discutir parceria na área da saúde

0
287

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta quinta-feira, 25, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, uma comitiva formada por prefeitos, vereadores e secretários municipais das Regiões do Norte Araguaia e Xingu, no estado de Mato Grosso. O objetivo da reunião foi discutir um termo de cooperação na área da saúde, entre os dois estados, com vistas ao atendimento de pacientes de média e alta complexidade da região, pelo sistema de saúde tocantinense.

Os gestores municipais explicaram que muitos pacientes dos seus municípios procuram a capital tocantinense, em virtude da ausência de unidades de saúde para tratamento de algumas especialidades de média e alta complexidade na região e, também, pela distância da capital mato-grossense.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a alegria em receber a comitiva de Mato Grosso e vê com bons olhos a realização de uma parceria. “Recebemos, com muita alegria, os nossos vizinhos. Nós temos uma ligação, todo o intercâmbio na área de saúde, de educação, de comércio e nunca negaremos o atendimento”, pontuou o Governador.

“Vamos avançar no sentido de firmar uma pactuação, trabalhando com as equipes técnicas, nos estudos de como melhorar esse fluxo de atendimento dos pacientes da região, aqui no Estado”,  explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, lembrando que a partir de um termo de cooperação, o Tocantins terá a possibilidade de ressarcimento financeiro pelos atendimentos realizados aos pacientes do estado de Mato Grosso.

O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago, ressaltou que essa cooperação já foi levada ao conhecimento do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e que a reunião com o governador Wanderlei Barbosa foi importante para discutir a possibilidade e agilizar o processo. “O governador Wanderlei Barbosa foi bem solícito, os atendimentos já são realizados, mas nós queremos que seja formalizado. Então, foi uma reunião bastante produtiva”, declarou o prefeito, ao explicar que a Região Norte Araguaia tem muita dificuldade com alguns procedimentos de média e alta complexidade. “São 1300 km da capital e, aqui para Palmas, 580 km, então é menos da metade da distância”, completou.

O prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan, também destacou a receptividade do governador Wanderlei Barbosa e que Palmas constitui uma referência para o seu município na área da saúde. “Santa Terezinha é uma região muito distante da nossa capital, que é Cuiabá. E Palmas passa a ser uma referência na saúde para nós, é muito mais perto. O governador Wanderlei colocou as portas abertas da saúde para atender o nosso povo,  então eu fiquei muito feliz com o resultado dessa reunião”, frisou.

A comitiva contou a participação dos prefeitos de Santa Terezinha, Thiago Castellan; de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago; de Confresa, Ronio Condão; vereadores das cidades mato-grossense, além dos deputados estaduais do Tocantins, Léo Barbosa e Olyntho Neto.

Governador Wanderlei Barbosa destacou a alegria em receber a comitiva de Mato Grosso e vê com bons olhos a realização de uma parceria – Esequias Araújo/Governo do Tocantins 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou que irão avançar no sentido de firmar uma pactuação, trabalhando com as equipes técnicas nos estudos de como melhorar esse fluxo de atendimento dos pacientes da região, aqui no Estado – Esequias Araújo/Governo do Tocantins 

O prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan, destacou a receptividade do governador Wanderlei Barbosa – Esequias Araújo/Governo do Tocantins.

O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago, pontuou que a reunião com o governador Wanderlei Barbosa foi importante para discutir a possibilidade de uma parceria – Esequias Araújo/Governo do Tocantins.

Governador recebeu a comitiva nesta quinta-feira, 25, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui