Tocantins participa de Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue

0
73

O Governo do Tocantins participou do Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue realizado nesse sábado, 2. Em Palmas, a campanha lançada pelo Ministério da Saúde (MS), 10 minutos contra a dengue, ocorreu na quadra Arno 71 (603 Norte) e teve a participação do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, juntamente com o secretário-executivo da Pasta, Luciano Lima; e uma equipe técnica da SES-TO. Na ocasião, acompanharam as visitas dos Agentes de Combate às Endemias (ACES) em residências, ao lado da secretária de Saúde do município de Palmas, Anna Crystina; e do superintendente do MS no Tocantins, Relmivan Rodrigues Milhomem.

O agente de Combate às Endemias, Valdivino Maia Barboza, mostrou como é feito o trabalho de orientação à população. “Nossas visitas têm os objetivos de orientar o morador e eliminar o criadouro do mosquito da dengue. Fazemos a vistoria naquele local fixo e tratamos; sendo que, nos locais que podem ser removidos, fazemos a orientação quanto à limpeza e, se for o caso, o descarte do objeto”, explicou.

“No Tocantins, graças às ações das equipes de Saúde, ainda estamos com baixa incidência, mas não podemos descuidar, pois o mosquito está em circulação e se não mantivermos esse cuidado com os focos da dengue esse cenário pode mudar. São muito importantes a mobilização e a parceria de todos os órgãos, para que possamos efetivamente combater a dengue em nosso Estado”, destacou o secretário Carlos Felinto.

“O Ministério da Saúde deflagrou, nesses últimos dias em decorrência da situação, do elevado número de casos e do período do ano, essa mobilização que está ocorrendo em todo o Brasil. São mais de 5 mil municípios que hoje realizam o Dia D, justamente para que a comunidade entenda a importância da participação de cada família, de cada bairro, de cada cidade no combate ao mosquito da dengue, que é efetivamente a melhor forma de combater a doença”, ressaltou o superintendente, Relmivan Rodrigues Milhomem.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), Anna Crystina Mota, destacou as ações que o município tem feito para combater a doença. “Desde o início do ano, temos intensificado o nosso cronograma de ações nas regiões em que há uma maior incidência de notificações. Hoje, estamos aqui na região norte, no dia D nacional de combate à dengue, mas só neste último mês já realizamos quatro mutirões, para levar orientações, identificar os focos e pedir a mobilização e a conscientização dos palmenses”.

A primeira casa a receber a visita foi a da dona Odinélia Teixeira Bispo, que falou da importância desse trabalho. “Sempre abro as portas da minha casa para os agentes, esse trabalho é muito importante e tenho visto na televisão que os casos de dengue têm aumentado. Eu procuro manter meu quintal limpo e, hoje, recebi algumas orientações que desconhecia e já vou colocar em prática”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui