Polícia Militar do Tocantins realiza solenidade de aula inaugural do V Curso Operacional de Rotam

0
102

Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 06, no auditório do Quartel do Comando Geral, em Palmas, a aula inaugural do V Curso Operacional de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas – ROTAM, realizado pela Polícia Militar do Tocantins. O curso visa formar policiais militares para atuarem nesta Companhia Operacional, que pertence ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da PMTO e atua em ocorrências de alta periculosidade.

O evento contou com a presença do Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, do Chefe do Estado-Maior da PMTO, Coronel PM Cláudio Tomaz Coelho de Sousa, do Subchefe do Estado-Maior da PMTO, Coronel PM Marizon Mendes Marques, dentre outras autoridades militares. Os 39 alunos que iniciam o V COR foram apresentados pelo Major Adhel Munir Miranda de Abreu, coordenador do curso.

A palestra magna da aula inaugural do curso foi proferida pelo Tenente-Coronel da Polícia Militar do estado de São Paulo, Leonardo Akira Takahashi, Comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”. – Ademir dos Anjos

A palestra magna da aula inaugural do curso foi proferida pelo Tenente-Coronel da Polícia Militar do estado de São Paulo, Leonardo Akira Takahashi, Comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”, que explanou sobre a temática: “A evolução da modalidade de patrulhamento tático especial motorizado e o combate ao crime organizado”. O palestrante discorreu sobre a importância dos grupamentos especializados na atividade da Polícia Militar, e do suporte que a modalidade de policiamento especializado confere para o policiamento ordinário nas ocorrências de maior complexidade.

Para o Comandante-geral da PM, Coronel Márcio Barbosa, a capacitação dos policiais militares é uma prioridade para a instituição. “Temos a honra de receber o Tenente-coronel Takahashi, Comandante da ROTA da PMESP, que é militar referência neste grupamento, que é pioneiro do patrulhamento tático especial no país, um expoente da qual surgiram a ROTAM e tantas outras especializadas. A realização do V COR fortalecerá ainda mais a vertente do policiamento especializado em nossa Corporação. Na PMTO temos três formas bem definidas de policiamento, sendo elas o policiamento de proximidade; o policiamento de recobrimento, sendo as Forças Táticas e Patrulhas Rurais e o policiamento especializado, os quais são nossa malha protetora, atuante em todo o território. Recentemente tivemos cursos que fortaleceram as tropas de CHOQUE, GIRO, GOC, BOPE e COD. A qualificação é importante para que a sinergia dessas três vertentes esteja equilibrada”, encerrou o Comandante-Geral.

Os Soldados da PMTO, Eduardo e Silva e Danilo Henrique Rocha Filgueiras, discentes do V COR, relataram suas perspectivas. “O Curso Operacional de ROTAM é uma etapa árdua, difícil, extremamente complexa, mas necessária para preparar o policial militar para exercer as atividades de ROTAM. É um sonho para mim e para todos que desejam operar e vivenciar o patrulhamento tático especial, uma vez que seus integrantes são preparados para agir em qualquer ambiente e nos piores cenários”, explanou o Soldado PM Eduardo. “É um momento de muita expectativa, o início do V Curso Operacional de ROTAM. Esperamos aprender e conseguir ombrear a missão da companhia de ROTAM, o qual é o patrulhamento tático especial na Capital e em toda a região metropolitana do Estado. Sabemos que é uma etapa muito difícil, a jornada é árdua, mas é necessária para forjar o bom patrulheiro”, disse o Soldado PM Filgueiras.

O curso

Os 39 policiais militares que iniciam a instrução (38 da PMTO e 01 da PMPE) passaram por um rigoroso processo seletivo e terão pela frente cerca de 550 horas-aula, entre instruções e estágios.

Ao final do curso, os aprovados estarão aptos a integrarem à companhia de ROTAM, grupamento especializado que atua de forma preventiva, dissuasiva e repressiva de crimes de maior complexidade como o combate ao crime organizado, narcotráfico, roubos a bancos, captura de foragidos da justiça, além de atuar na segurança de autoridades e escolta de presos de alta periculosidade.

 

Lara Lopes/Polícia Militar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui