Governo do Tocantins alinha com ministro da Micro e Pequena Empresa novos projetos para empreendedores do Estado

0
78

Novos investimentos para os empresários de micro e pequenas empresas do Tocantins foram a pauta da audiência entre o vice-governador Laurez Moreira e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, realizada nessa terça-feira, 5, em Brasília/DF. Com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins, o Governo do Estado trabalha na melhoria do ambiente de negócios para estimular ainda mais o crescimento econômico e solicitou, ao Ministério, a inclusão do Tocantins nos projetos em andamento, do governo federal, voltados para o setor.

Segundo dados do Banco do Brasil, divulgados no mês de fevereiro, o Tocantins foi o estado brasileiro que apresentou o maior crescimento do PIB em 2023, com elevação de 11,4% em relação ao ano anterior. Esses dados, dentre outros índices de estabilidade econômica, foram destacados ao ministro durante a audiência que contou também com a presença do titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima; do titular da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini Júnior; e do presidente da Agência Tocantinense de Mineração (Ameto), Marco Antônio Martin.

O vice-governador Laurez Moreira enfatizou a estabilidade e o alto índice de aprovação da atual gestão como um dos principais fatores para esse crescimento. “O cenário de gestão do nosso estado, com PIB crescendo e o governador Wanderlei Barbosa sendo o segundo governador mais bem avaliado do país, gera confiança entre os nossos empresários para investirem, gerando empregos e contribuindo para o aumento da renda da população que, consequentemente, se reverte no aumento do consumo”, destacou.

Para fortalecer ainda mais esse cenário, foi apresentada, ao ministro Márcio França, uma solicitação de apoio para a retomada do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa (Femep). Segundo o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, o Femep é importante para essa melhoria do ambiente de negócios. “Esse é um importante espaço para contribuição coletiva do setor público e privado na busca por soluções para os desafios dos pequenos negócios. O Femep contribui significativamente para os avanços necessários”, afirmou.

Mineração e pequenos negócios

O presidente da Ameto, Marco Antônio Martin, realizou uma apresentação sobre o cenário da mineração no Tocantins e como os pequenos negócios podem se beneficiar desse potencial. “Nosso objetivo é desenvolver no estado o conceito da mineração familiar, em que os empreendedores possam ser inseridos nas oportunidades de negócios que surgem cada vez mais no mercado da mineração do Tocantins”, afirmou.

Na oportunidade, foi formalizado, ao ministro Márcio França, um convite para realizar a palestra magna no Seminário de Mineração, promovido pela Ameto, que será realizado no dia 22 de março. Uma oportunidade de reforçar a importância do envolvimento de pequenos negócios no desenvolvimento do setor de mineração do estado. “Essa integração do trabalho da Ameto e da Sics é muito promissora para que o nosso potencial seja elevado ao máximo do seu desempenho”, finalizou o presidente Marco Antônio Martin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui