Governo do Tocantins disponibiliza o aplicativo de monitoramento pesqueiro EuPescador

0
63

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Agência de Tecnologia de Informação (ATI), disponibilizou nesta terça-feira, 26, no Google Play Store, o aplicativo EuPescador. Desenvolvida no âmbito do Pró-Espécies, a ferramenta permite, ao cidadão, participar do monitoramento pesqueiro realizado pelo órgão ambiental no estado do Tocantins.

Para acessar os serviços do EuPescador, o usuário precisa acessar o Play Store, buscar o aplicativo, realizar a instalação e, em seguida, preencher todas as informações solicitadas para concluir o cadastro. Ou acessar aqui e seguir as instruções para instalar a ferramenta.

De acordo com o biólogo da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dbap) do Naturatins, Oscar Vitorino, a plataforma foi desenvolvida para que o usuário possa entender de forma intuitiva o seu funcionamento e estar apto a utilizar a biblioteca de peixes, que contém diversas informações sobre as espécies encontradas nos rios Tocantins e Araguaia, além de permitir o registro e envio destas informações para o Naturatins.

EuPescador

Lançado em 1° de novembro de 2023, o EuPescador é uma ferramenta inovadora pioneira no Brasil. Disponível para todo cidadão tocantinense, ele oferece ao público a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as diversas espécies de peixes dos rios locais. “O aplicativo não só fomenta a conscientização ambiental e a preservação dos recursos pesqueiros, mas também fornece dados valiosos que ajudam o Naturatins a desenvolver e aprimorar normativas de pesca, garantindo a sustentabilidade das espécies e dos ecossistemas aquáticos”, explicou o biólogo Oscar Vitorino.

Pró-Espécies

O aplicativo foi desenvolvido no âmbito do projeto Pró-Espécies: todos contra a extinção, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e que conta com 13 Planos de Ação para a conservação de espécies ameaçadas de extinção. O Naturatins coordena os Planos de Ação dos Territórios Cerrado Tocantins e Meio Norte. O processo de desenvolvimento do aplicativo contou com a equipe técnica do Naturatins, do WWF-Brasil, o professor Hilmer Neri da Universidade de Brasília e alunos do curso de Engenharia de Software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui