Aplicativos do Governo facilitam a vida do cidadão tocantinense

0
1018

O Governo do Tocantins disponibiliza aplicativos para celular em diversas áreas, com o objetivo de facilitar, ao cidadão, o acesso a informações relevantes. Os aplicativos estão disponíveis no Google Play, para Android. Alguns podem ser acessados livremente e outros funcionam apenas com intranet, para grupos específicos.

Thiago Pinheiro Maciel, presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins, informa que estão sendo realizados estudos para a implementação de novos aplicativos na administração, especialmente visando desburocratizar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

A servidora pública Marciléia Alves Araújo Silva Vieira, por exemplo, elogia as facilidades oferecidas pelo Portal do Servidor. “Onde a gente estiver pode acessar o aplicativo, ver nosso contracheque, nossas progressões e os cursos ofertados pela Unicet [Universidade Corporativa do Tocantins], por exemplo”, explicou.

Um dos aplicativos mais importantes é o SOS 193 Qual a sua emergência? do Corpo de Bombeiros Militar, que tem o objetivo de auxiliar a população a salvar e preservar a vida humana, oferecendo orientações sobre as medidas básicas a serem adotadas até a chegada da equipe dos bombeiros. A proposta do software é fornecer conhecimento de primeiros socorros à população em geral e estreitar a relação entre bombeiros e sociedade.

Na área da Defesa Civil, o Alerta 199 foi desenvolvido com o intuito de informar e alertar a população sobre situações de risco e como proceder, além de ser um meio de comunicação entre a Defesa Civil Estadual e a sociedade.

O sistema educacional do Colégio Militar do Tocantins também criou seu aplicativo para relacionamento com os pais e responsáveis, o CPM TOCANTINS – Colégio Militar do Tocantins, que tem como objetivo o acompanhamento completo dos pais e responsáveis, que recebem notificações sobre as informações mais importantes relativas ao aluno.

Tudo relacionado ao trabalho e ao emprego pode ser visualizado no SINE Fácil. Por meio do aplicativo, é possível verificar vagas de emprego de acordo com o local de residência e perfil profissional do trabalhador, além de fazer agendamento. Também é possível pesquisar serviços como seguro desemprego, vínculos empregatícios do trabalhador e consultar abono salarial.

Já o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) tem em favor do cidadão o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital) que, embora de abrangência nacional, é de grande importância para os motoristas.

Na área de saúde, o Hemorrede Tocantins oferece, à comunidade, o aplicativo Hemoto Mobile, que se encontra em atualização. Este aplicativo tem como objetivo o aumento da captação de sangue e fidelização de doadores voluntários e regulares, uma vez que o baixo estoque nos bancos de sangue é um problema de saúde nacional.

Intranet

Os servidores civis e militares também estão bem servidos por aplicativos que facilitam o relacionamento interno, como o Portal do Servidor Tocantins, que oferece, aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo do Governo do Tocantins, que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões pelo sistema Ergon, uma forma prática e ágil, de consultar as suas informações financeiras, cadastrais e funcionais, por meio de dispositivos móveis. Além disso, disponibiliza diversos serviços oferecidos pela Secretaria de Estado da Administração.

A Defesa Civil oferece o Brigada 199, de uso restrito a brigadistas, gestores municipais de Defesa Civil e bombeiros militares. O aplicativo vem implementando estratégias, auxiliando no combate aos incêndios florestais no Tocantins e no gerenciamento de ocorrências, cursos, formação de brigadas e brigadistas.

Na área de segurança pública, o Portal PMTO disponibiliza serviços e informações para todos os policiais militares do Tocantins, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins tem o aplicativo CBM Tocantins e o SIAD Móbile, que é uma ferramenta desenvolvida pelo Sistema Integrado de Operações (Siop), para apoio nas atividades operacionais dos agentes de segurança pública do Estado.

Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui