Pesquisa Eleitoral 2020: Em Paraíso Celso Moraes tem ampla vantagem com oposição dividida e sem nome

0
4601
COM A FORÇA POLÍTICA DE AVELINO A SEU FAVOR CELSO MORAES AINDA NÃO TEM ADVERSÁRIO EM PARAÍSO

Do Correio do Povo

 

O primeiro levantamento de opinião pública para o cargo de prefeito 2020, realizado pela Pesquisa Correio do Povo, em Paraíso do Tocantins, ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro de 2019. Foram incluídos 14 nomes à relação de pré-candidatos sendo que apenas um deles pertence à situação. 13 são denominados como pré-candidatos oposicionistas pelo menos até este momento, um ano antes das eleições para escolha de prefeito e vereadores.

A Pesquisa Correio do Povo decidiu incluir todos os nomes possíveis neste momento para que o eleitor apontasse quem permanecerá sendo analisado nos próximos levantamentos. Ou seja, com a mínima chance de disputar a eleição para o Executivo. Em dezembro próximo, apenas os 5 melhores classificados nesta fase aparecerão para avaliação dos eleitores.

RESULTADOS

Os eleitores paraisenses apontaram que, se as eleições fossem hoje, o candidato da situação, Celso Moraes (MDB), atual prefeito interino de Paraíso, teria ampla vantagem no cenário em que a oposição aparece sem um nome definido e ainda em fase de discussões. A amostra é semelhante aos votos válidos, como ocorre no resultado da Justiça Eleitoral.

PESQUISA ESTIMULADA

Celso Moraes teria neste momento 38% das intenções de votos. O mais próximo dele seria o ex-vice-prefeito Ary Arraes que aparece com 12% seguido do vereador Ataídes Rodrigues que tem 10%. Em quarto lugar vem o deputado estadual interino Ivan Vaqueiro e o agropecuarista, Paulo Armando, com 7% cada. O vereador Beto da Goiás tem 6%. Dr. Luiz Antônio tem 5% enquanto o também vereador, Professor Deley, vem junto com Egnaldo Damaso com 4% cada. Whislan Maciel e Dr. Danilo aparecem com 2%, enquanto Nando Milhomem, Roberto Bandeira e Gilberto Moraes têm apenas 1%.

No cenário incluindo os eleitores indecisos os resultados são semelhantes com 7% afirmando que ainda não saberiam em quem votar.

PLEITO 2020

O resultado também mostra que, assim como em 2016, o pré-candidato que lidera a corrida rumo à prefeitura não tem a maioria dos votos válidos em relação ao total direcionado à oposição. Neste momento, o prefeito interino, Celso Moraes, teria 38% contra 62% dos pré-candidatos oposicionistas juntos, o que significa dizer que, caso haja uma união entre eles, Paraíso terá uma disputa acirrada. Em 2016, Avelino teve 49,01% e a oposição alcançou 50,99%, com Ary Arraes obtendo 36,22% e Nando Milhomem com 14,77%.

DESEJOS

O Correio do Povo observa, no entanto, que muitos dos que estão na lista da pesquisa deste ano pleiteiam mesmo é uma vice ao lado do atual prefeito Celso Moraes. Porém, segundo as informações de bastidores, o MDB pode ter chapa puro sangue em 2010, o que acabaria corrompendo os sonhos de um fácil encaixa no executivo paraisense.

REJEIÇÃO DOS PRÉ-CANDIDATOS

O pré-candidato mais rejeitado neste momento é o deputado estadual Ivan Vaqueiro, que aparece com 23% de Rejeição, seguido de Ary Arraes com 18%. O terceiro mais rejeitado é Roberto Bandeira com 6%, e Nando Milhomem em quarto com 5% de rejeição. Celso Moraes é rejeitado por 4% dos eleitores. A mesma rejeição de 4% tem Dr. Luiz Antônio e Egnaldo Damaso. Ataíde é rejeitado por 3%, enquanto Gilberto Moraes, Beto da Goiás e Whisllan Maciel são rejeitados por 2% cada. Professor Deley tem 1%. Paulo Armando e Dr. Danilo não foram citados na rejeição. Eleitores indecisos ou que não sabem em quem votar somam 26%.

GESTÃO 84% POSITIVA

A Pesquisa Correio do Povo, comprovada a melhor e a mais confiável do Estado do Tocantins desde 2010, também observou o que justifica a boa liderança do pré-candidato emedebista, Celso Moraes, neste momento. Esse fato se deve à boa avaliação do eleitor quanto à gestão do prefeito Moisés Avelino.

Neste momento, 84% dos eleitores de Paraíso entendem como positiva a atual gestão. Para 11% ela é considerada Ótima. 44% dizem que a gestão é Boa, e outros 29% afirmam ser regular. Para 7% a gestão é Ruim e 8% diz ser uma gestão péssima.

DADOS

A Pesquisa Correio do Povo foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro de 2019, com 450 eleitores das regiões norte, sul, leste e oeste da cidade de Paraíso do Tocantins. A Margem de Erro é de 3% e a Margem de Acerto de 95%, tendo como colaborador o estatístico João Soares de Araújo Neto. A Pesquisa, que segue à risca as normas da Justiça Eleitoral, teve formulário com nomes dos candidatos em ordem alfabética.

 

OBS: O Correio do Povo é a empresa proprietária do Portal Benício

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui