Ascom

O Auditório da Prefeitura de Paraíso do Tocantins recebeu na noite da última quarta-feira, dia 12, a Audiência de lançamento do PlanMob Paraíso. O evento foi aberto a toda população e contou com a presença do Vice-Prefeito, Celso Morais, na oportunidade representando o Prefeito Moisés Avelino, além de secretários municipais, vereadores, membros do Conselho da Cidade, da Comissão de Acompanhamento e do Grupo de Trabalho formado por técnicos, dentre outros.

Na oportunidade foram apresentados os trabalhos que estão sendo realizados para o Plano de Mobilidade Urbana de Paraíso do Tocantins. Este está sendo desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, em parceria com o Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (IAC/UFT), contando com a participação de toda a comunidade, que está sendo ouvida através das audiências e oficinas e por meio eletrônico, pelo site (www.planmobparaiso.com.br).

A Audiência foi conduzida pelo coordenador geral do Plano, Humberto Xavier, e a coordenadora técnica, Lílian Bracarense. Antes da apresentação, o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio Diniz (PSC) e o Vice-Prefeito, Celso Morais, fizeram uso da palavra.

Celso destacou a importância deste plano no desenvolvimento de Paraíso. “A gestão municipal desenvolveu outros planos em 2018 e 2019 e agora estamos lançando este que trata sobre a mobilidade urbana. Estamos discutindo assuntos relevantes para a cidade, não apenas para os dias de hoje, mas contemplando um período de 10 anos, resolvendo situações importantes de Paraíso”, ressalta.

Durante a programação foram apresentados o Plano de Trabalho, as Comissões, o Plano de Comunicação e o cronograma das Oficinas de Leitura Comunitária, que acontecerão no mês de maio, de forma descentralizada, com início às 18h. Dia 4 na Escola Municipal Jardim Paulista (Para moradores da região norte); dia 11 na Escola Estadual Idalina de Paula (Para moradores da região oeste); dia 18 na Escola Municipal Luzia Tavares (Para moradores da região sul); e dia 25 no Auditório da Prefeitura (Para moradores das regiões central e leste).

O coordenador geral, Humberto Xavier, comentou sobre a necessidade da participação popular nesses encontros. “Esta é uma oportunidade que toda a população tem de contribuir com propostas de melhorias, para o trânsito e tudo que diz respeito a mobilidade na cidade”. O coordenador também explicou sobre os estudos e diagnósticos nesse trabalho. “Teremos um diagnóstico preciso do trânsito em cada localidade, com auxílio de 11 câmeras, distribuídas ao longo de Paraíso, para monitorar e ajudar nesse estudo”, informa.

Ainda sobre a participação da comunidade, o Secretário de Infraestrutura, Ubiratan Carvalho, reforçou o convite para a participação popular em todas as audiências. “A gestão pública quer contar com a presença da população, para que tragam ideias de melhorias em relação ao trânsito: Automóveis, pedestres, ciclistas, motociclistas e o transporte coletivo”.

Durante o lançamento, a comunidade presente pode contribuir com sugestões de mobilidade para a cidade. Dentre os principais estão, a adequação e nivelamento de calçadas utilizadas por pedestres, melhorias no transporte público, áreas de estacionamentos e tráfego de veículos pelas vias públicas.

O médico Almir Pinto da Fonseca foi um dos participantes que contribuíram com sugestões. “O Plano de Mobilidade chegou em uma boa hora, pois precisamos corrigir algumas coisas nessa área”, destaca.

Programada para ser finalizada em setembro de 2020, a construção do Plano contará ainda com a Audiência para aprovação do Diagnóstico e coleta de propostas e Audiência para aprovação das Propostas; finalizando em setembro com Audiência Final para aprovação da Minuta de Lei. Após esse processo, o Projeto de Lei será encaminhado para análise e aprovação da Câmara de Vereadores.

Texto: Fernando Rios / Fotos: Rogério Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui