Em ação inovadora, quatro escritores paraisenses escrevem livro didático sobre a história e identidade de Paraíso

0
381

ASCOM

Alunos dos quarto e quinto anos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino agora contam com o primeiro livro didático de estudos regionais de Paraíso do Tocantins, escrito por autores do próprio município.  A ação inovadora foi coordenada pelo secretário municipal de Educação e Juventude, professor Deley Oliveira, sendo a obra escrita pela por Aparecida Gualberto; João Paulo Barreira; Dourival Santiago e Cléber Alves Moraes.

Para eternizar esse momento o prefeito Celso Morais, a vice-prefeita Raquel Ogawa e Deley Oliveira, certificaram os autores da obra Estudos Regionais Paraíso do Tocantins – Nossa História, Nossa Identidade, na noite de quarta-feira, 09, em evento ocorrido na Escola Municipal José Ribeiro Torres. Também fizeram uma entrega simbólica dos livros para os professores presentes.

“O que podemos falar? Um trabalho perfeito, feito com o coração. Aqui não tem dinheiro envolvido, os autores doaram seu tempo e conhecimento para que esta obra ficasse eternizada neste papel”, afirmou o prefeito Celso Morais.

“Este dia é histórico, é um momento de muita felicidade porque os nossos alunos, de 4º e 5º anos, receberão este livro de Geografia e História com os dados do município. É um momento muito importante e só temos que agradecer o prefeito Celso Morais e a vice-prefeita Raquel Ogawa pelo apoio e à SEMEJ por ter abraçado a causa e se dedicado para que este livro fosse entregue hoje”.

O que dizem os autores

“Ser educadora é um processo social muito importante e passar por este momento, saber que vai ficar na história da Educação de Paraíso é algo imensurável. Este livro não serve apenas para as crianças, as famílias também podem conhecer nossa história a fundo, desde o início do nascimento de nossa cidade, ao pé da Serra”. Aparecida Gualberto, autora.

“Trabalho com Educação há 26 anos, aqui em Paraíso, e receber este convite me deixou realmente emocionado porque é uma forma de reconhecimento de todo um trabalho. Me sinto honrado em ter dividido essa missão com os outros três autores que são pessoas que muito admiro e respeito”. João Paulo Barreira, autor.

“Os temas foram divididos por afinidades e eu fiquei com a parte da história de Paraíso que é um assunto que venho pesquisando a muito tempo. Escrevi ainda sobre a gastronomia típica, festas religiosas e populares, símbolos cívicos e um pouco sobre a economia local”. Cléber Alves Moraes, autor.

“Com certeza essas crianças são privilegiadas porque poderão estudar sobre Paraíso a partir de uma obra escrita por pessoas daqui. Então é Paraíso contando a História de Paraíso para os paraisenses”. Dourival Santiago, autor.

 

==========

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui