Hospital Geral de Palmas é referência no tratamento de aneurisma

0
553

O Hospital Geral de Palmas (HGP) é referência na assistência a pacientes que sofrem de aneurisma. O serviço de Neurocirurgia da unidade realiza procedimentos de embolização de aneurisma na hemodinâmica, com a técnica endovascular. De dezembro de 2021 até maio de 2022, foram atendidos 38 pacientes.

O aneurisma cerebral é uma dilatação em um dos vasos sanguíneos, que levam sangue até ao cérebro e acomete principalmente pessoas a partir de 40 anos, sendo mais registrado depois dos 60 anos. Os fatores de  risco são tabagismo e pressão alta não controlada (hipertensão).

Segundo o coordenador do setor de Neurocirurgia do HGP, Marcio Antonio Figueiredo, “o HGP é o único hospital público da região Norte que oferece este serviço pelo Sistema Único de Saúde. É um tipo de atendimento diferenciado, normalmente ele tem um valor muito elevado, o que dificulta o acesso à sociedade em geral. A população do Tocantins está sendo privilegiada por esta oportunidade”, afirmou.

O especialista explicou ainda que “realizamos o procedimento sem necessitar abrir a cabeça do paciente, pelo método endovascular. O HGP tem um ambulatório de neurovascular específico para este usuário. Este aneurisma pode ser tratado de forma precoce, assim como as complicações como vasoespasmo cerebral [estreitamento de grandes artérias do cérebro]. Além disso, este tipo de procedimento diminui a morbidade e o tempo de internação do paciente na Unidade de Terapia Intensiva, recebendo alta com 24 horas. O usuário ganha em menor tempo de internação, a gestão ganha com menor gasto em UTI”, informou.

Como ter acesso?

Para ter acesso ao serviço, os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao Serviço de Regulação do Estado, que é responsável pela organização do fluxo, seguindo critérios de avaliação médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui