Em Divinópolis, Ruraltins realiza Dia de Campo Sobre Bovinocultura a agricultores familiares

0
309

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa nesta semana, dias 26 e 27, da 21ª Exposição Agropecuária de Divinópolis. Nesta quinta-feira, 26, os extensionistas do órgão, Paulo Santos e Edimilton Fernandes, conduziram o Dia de Campo sobre Bovinocultura – Manejo do leite e formação de pastagem.

O encontro voltado para agricultores do projeto de Assentamento Rio Prata e da Associação Amigos da Terra, e alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio João Dias, tem como proposta mostrar as vantagens e os benefícios para o agricultor familiar investir na atividade de pecuária de leite.

“O que a gente vê hoje, aqui no município, é que poucas propriedade produzem leite para vender, tiram somente para o consumo próprio. Esta ação vem para incentivar e mostrar, ao produtor de leite, que existe um comércio e um campo muito grande dessa cadeia produtiva, tanto na produção de leite quanto nos seus insumos e derivados”, explicou o médico veterinário Paulo Santos.

Para isso, os participantes também foram orientados sobre as tecnologias e os ganhos na recuperação de pastagem que sofrem por degradação e consequentemente queda na sua produtividade. “Muitos produtores não têm conhecimento sobre pastagens degradadas, não conseguem ver quando o pasto não está mais oferecendo nutrientes suficientes para o gado engordar e crescer. Isso quer dizer que a pastagem plantada naquela área está fraca e sem nutrientes, precisando de intervenção”, justificou o engenheiro agrônomo Edmilton Fernandes.

Nesta sexta-feira, 27, a abordagem será sobre piscicultura, com o engenheiro de pesca do Ruraltins, Geison Farias.

Expo Agro

A Expo Agro de Divinópolis é uma realização do Sindicato Rural de Divinópolis e parceiros, e ocorre nesta semana, de 26 a 28 de maio, com uma programação diversificada e focada no desenvolvimento econômico, social e cultural do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui