Campanha Paraíso Sem Cinzas: Semactur realiza blitz educativa em avenida

0
283
FOTO ILUSTRATIVA

ASCOM

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 19, uma blitz educativa no setor Pouso Alegre, como parte da Campanha Paraíso Sem Cinzas.

A ação teve início às 8h próximo a praça do estudante, e contou com a participação de alunos do ensino médio da escola estadual José Nezio Ramos, membros do Departamento de Trânsito (DETRAN), Agência Municipal de Trânsito (AMTTP), representantes da Câmara Municipal de Paraíso e a Brigada Municipal.

Visualização da imagem

Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Patrícia Nascimento, é importante conscientizar a população sobre os impactos ambientais das queimadas: “Estamos no período de estiagem, e como todos os anos, temos essa preocupação com a natureza e o meio ambiente da nossa cidade. A gente vem conscientizar a população sobre os prejuízos que as queimadas podem causar ao meio ambiente e também a saúde. A educação ambiental é de extrema importância.”

Na ação foram entregues aos motoristas e pedestres, panfletos informativos sobre as queimadas e o procedimento para denúncias.

Prejuízo ao meio ambiente e à saúde

Diversos impactos ambientais são ocasionados pelas queimadas, como poluição atmosférica, morte da fauna e da flora, destruição da microbiota do solo, compactação, erosão e assoreamento, além dos agravos à saúde, como bronquite, asma, conjuntivite, tosse, dor de cabeça e, até mesmo, o câncer. As queimadas também favorecem os acidentes de trânsito, principalmente em rodovias.

Visualização da imagem

Dicas:

Não jogue cigarro em qualquer lugar;

Não deposite lixo em terrenos baldios;

Recolha folhas e galhos e coloque em sacos para coletas

Mantenha seu terreno limpo e livre de materiais que possam pegar fogo;

Jamais atear fogo em área de vegetação roçada ou desmatada;

Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente próximo a áreas de vegetação

Denuncie:

Lembre-se sempre que segundo a Lei de Crimes Ambientais, provocar incêndios em área de vegetação é crime, com pena de reclusão de 2 a 4 anos, além de multas.

As denúncias podem ser feitas através do telefone 3361-2521

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui