Pesquisa Correio do Povo: Wanderlei dispara na reta final e pode vencer eleição no primeiro turno

0
410
FOTO: DIVULGAÇÃO

DA REDAÇÃO

Chegando a hora da votação para escolha do próximo governador do Tocantins, a Pesquisa Correio do Povo mostra que o atual governador, Wanderlei Barbosa (Republicano), pode vencer a eleição já neste domingo, 02 de outubro. A maior pesquisa eleitoral do Estado, foi realizada de 19 a 27 de setembro, com 2 mil entrevistados em 52 municípios da todas as regiões tocantinenses.

Considerando apenas os votos válidos, Wanderlei chega ao ápice e teria longa vantagem em relação aos demais concorrentes. Neste quesito, ele abriria 38 pontos do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL) que empacou e circula na mesma margem de voto desde o mês de agosto.

VOTOS VÁLIDOS

Se as eleições fossem hoje, Wanderlei Barbosa (Republicano) teria 60% das intenções de voto do eleitorado tocantinense. Com a Margem de Erro que é de 2 pontos percentuais, o atual governador pode ir a 62% para mais, ou 58% para menos. O segundo colocado seria Ronaldo Dimas (PL) com 22% podendo chegar a 24% para mais ou 20% para menos. Em terceiro viria Irajá (PSD) 10%. O filho de Kátia Abreu pode chegar a 12% para mais ou 8% para menos. Paulo Mourão (PT) seria o quarto com 6%, podendo chegar a 8% para mais ou 4% para menos. Coronel Ricardo (PMB) em quinto, com 2%. Ele pode ir a 4% ou 0%. Os demais concorrentes não pontuariam. Analisando os votos válidos, Tocantins não teria segundo turno.

ESTIMULADA GERAL COM INDECISOS

No quesito estimulada geral, incluindo os eleitores indecisos ou que ainda não sabem em quem votar, Wanderlei teria 48% das intenções de voto. Ronaldo Dimas permaneceria em segundo com 17%. Irajá viria com 8% e Paulo Mourão 5%. Coronel Ricardo teria 1%. Os demais candidatos não pontuaram neste quesito. Eleitores indecisos ou que não sabem em quem votar somam 21%. Neste caso, o Tocantins teria segundo turno.

INCLUINDO MARGEM DE ERRO

Se utilizada a Margem de Erro na Estimulada Geral, Wanderlei chegaria a 50% das intenções de voto para mais, ou 46% para menos. Ronaldo Dimas teria 19% para mais, ou 15% para menos. Irajá chegaria a 10% para mais ou 6% para Menos. Paulo Mourão teria 7% para mais ou apenas 3% para menos. Coronel Ricardo chegaria a 3% para mais ou 0%. Os demais não pontuaram.

REJEIÇÃO PARA GOVERNADOR

O jovem senador, Irajá, segue sendo o candidato a governador mais rejeitado pelos eleitores tocantinenses. Segundo o levantamento, ele tem 15% de rejeição neste momento. O segundo mais rejeitado é Paulo Mourão com 12%. Ronaldo Dimas tem 7% de rejeição e Wanderlei Barbosa 6%. Coronel Ricardo é rejeitado por 3% e Carmen Hannud por 2%. Karol Chaves e Coronel Ricardo são rejeitados por 1% cada. Eleitores que estão indecisos ou que não sabem quem rejeitar somam 53%.

DADOS DA PESQUISA

A Pesquisa Correio do Povo, a mais ampla do Estado, entrevistou 2 mil eleitores de 52 municípios tocantinenses entre os dias 19 a 27 de setembro de 2022. A Margem de Erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e a Margem de Segurança de 95%. O levantamento foi devidamente registrado junto à Justiça Eleitoral sob número: TO-04556/2022.

ATENÇÃO!!!

*A equipe da Pesquisa Correio do Povo vem de público agradecer cada cidadão e cidadã tocantinense que nos receberam com muito carinho durante esse período eleitoral em suas cidades. Nosso esforço é sempre mostrar a realidade e transmitir a verdadeira opinião do eleitor. OBRIGADO DE CORAÇÃO!!!

 


Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e texto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui