Sicoob Tocantins realiza Concurso Cultural em 7 cidades do Estado

0
245

Ascom

O Concurso Cultural, promovido anualmente pelo Sicoob Instituto com parceria do Sicoob Tocantins, chega mais uma vez ao Estado para fomentar o cooperativismo em escolas do ensino fundamental. No Tocantins estão participando do concurso escolas de Divinópolis, Palmas, Lagoa da Confusão, Barrolândia, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Fátima.

Neste ano, o programa já atingiu aproximadamente 1.900 alunos com o tema ‘Cooperar para Transformar’, e os alunos vão produzir desenhos, crônicas, poemas e tiras em quadrinhos que aborde o cooperativismo como agente transformador na sociedade em que eles vivem.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e pessoas em pé

As escolas representantes da cidade de Divinópolis do Tocantins são a Escola Estadual João Dias Sobrinho, Escola Municipal Jose Ribamar Barbosa, Escola Estadual Cândida de Freitas e Escola Estadual Isabel Carlos. A cidade de Palmas tem seus representantes na Escola Municipal Anne Frank. A Escola Municipal Pedro Guerra, representa o município de Lagoa da Confusão. A Escola Estadual Paulina Câmara representa Barrolândia e a Escola Municipal Antonio Almeida Veras a cidade de Gurupi. Já a Escola Estadual Conceição Brito e a Escola Estadual Deusa Moraes, representam as cidades de Fátima e Paraíso do Tocantins, respectivamente.

“Ao chegarmos até as escolas podemos promover mais conhecimento para essas crianças que vão se tornar geradores de práticas mais cooperativas”, afirma a assistente de Gestão de Pessoas do Sicoob Tocantins, Raquel Freire.

“É importante difundir ideais cooperativistas entre as comunidades escolares das redes pública, privada e cooperativas escolares que atendem estudantes do Ensino Fundamental, para que os alunos apliquem no seu dia a dia as atividades aprendidas com base nos valores e princípios cooperativistas”, completa a gerente da agência de Divinópolis do Tocantins, Leydiane Cena.
A divulgação dos ganhadores das etapas locais, regionais e nacional, acontecem até o dia 10 de novembro, 25 de novembro e 15 de dezembro, respectivamente. Na primeira fase de premiações, 12 alunos, sendo 3 em cada categoria irão receber um kit escolar.

Nesta etapa os trabalhos escolares serão escolhidos por profissionais parceiros do Sicoob Tocantins e professores das escolas parceiras.

Pode ser uma imagem de 11 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Já na fase regional, quatro alunos serão premiados, sendo um em cada categoria com um tablet e, a partir desta fase, seus respectivos professores também são premiados com o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) cada.

Na última etapa, o melhor trabalho de cada categoria (desenhos, crônicas, poemas e tiras em quadrinhos) será selecionado para concorrer os prêmios da fase nacional que são: um notebook para o aluno, um curso de até R$ 3.000,00 (três mil reais) para o professor, um data show e uma caixa de som para a escola.

Instituto Sicoob

Os números do Concurso Cultural da Central Goiás e Tocantins são mais que o dobro de 2019 e 2021 juntos. São 53 escolas participantes em 24 municípios, alcançando mais de 7.300 alunos inscritos. Em 2022, a quantidade de alunos impactados subiu 116,46% em comparação aos jovens atendidos no acumulado de 2019 e 2021, que foi o número de 3.405.

O Instituto é a agência de investimento social estratégico do Sicoob. Foi criado para difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. As atividades do Instituto começaram em 2004 no Sicoob Metropolitano e, em 2009, foram expandidas para toda a Central Unicoob. Em 2018, o Instituto Sicoob foi nacionalizado e os programas passaram a fazer parte da agenda de todas as Centrais do Sistema, para que as ações fossem sistematizadas e integradas aos objetivos estratégicos do Sicoob.

Seguindo o 7º princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade, os programas do Instituto estão centralizados em 3 eixos: Cooperativismo e Empreendedorismo, Cidadania Financeira e Desenvolvimento Sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui