Polícia Civil prende em Paraíso homem suspeito de aplicar golpes e oferecer curso superior falso em Colméia

0
627

A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 45ª Delegacia de Colméia, deu cumprimento nesta terça-feira, 7, na cidade de Paraíso do Tocantins do Tocantins, a mandados de prisão e busca e apreensão contra um homem de 47 anos suspeito de falsificar documentos públicos e particulares, bem como praticar crime de estelionato contra diversas vítimas na cidade de Colméia.

Conforme explica o delegado João Luís Jucá, responsável pelo caso, as investigações apontaram que o homem se apresentava como representante de uma universidade particular, tendo administrado e gerido curso de Educação Física na cidade de Colméia por vários anos para várias pessoas. “Como forma de enganá-las, ele entregou para as vítimas documentos falsos, emitindo diplomas, históricos escolares, certificados, declarações e cédulas de identidade profissional.

“No decorrer das investigações ficou comprovado que os alunos depositaram várias mensalidades do curso na conta bancária pessoal do autor, sendo que todos eles, após o suposto término do curso, receberam a documentação como se o tivessem concluído, tendo em mãos, inclusive, a carteira de identidade profissional do Conselho Regional de Educação Física. No entanto, todos os documentos eram falsos”, explicou o delegado João Luís.

As vítimas, por quase dois anos, acreditaram no golpe aplicado, frequentaram as aulas, pagaram as mensalidades e organizaram a formatura. No entanto, após muito tempo da conclusão e percebendo que não receberiam o diploma, procuraram o autor e sempre receberam dele a promessa que ele “estava organizando toda a documentação” e que, enquanto isso, as vítimas poderiam utilizar os documentos entregues (que eram falsos).

Com a insistência das vítimas em receberem os diplomas, o autor não mais atendeu às ligações, nem retornou à cidade de Colméia. Há relatos, inclusive, que uma das vítimas foi submetida à fiscalização do Conselho Estadual de Educação Física, que não aceitou a documentação apresentada.

Algumas vítimas procuraram a Delegacia de Polícia de Colméia e todas as medidas legais foram tomadas constatando-se a falsidade dos documentos.

O delegado João Luís Jucá ressalta que desde o início das investigações acompanhou toda a angústia e sofrimento das vítimas, as quais despenderam tempo e recursos acreditando que realizaram um sonho de formação superior, mas posteriormente descobriram que foram vítimas de um golpe.

“Muitas pessoas foram vítimas do crime de estelionato. As vítimas viram seus sonhos se transformarem em angústia e tristeza já que, passados muitos anos, sequer podiam exercer aquela profissão que desejavam”, disse o delegado.

Após ser localizado e preso com apoio de policiais civis da 6ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (6ª DEIC de Paraíso, o autor foi recolhido à Unidade Penal onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

 

Rogério de Oliveira/Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui