Comarca de Paraíso do Tocantins celebra Dias das Mulheres com palestras e ações especiais

0
292

Com palestras sobre relações abusivas, cuidados com a saúde, sessão de acupuntura, maquiagem, presentes para as mulheres e um coffee break especial e momento de louvor e oração com Angra Tavares e Daníel Benício, as servidoras da Comarca de Paraíso do Tocantins celebraram na última sexta-feira (10), o Dia Internacional da Mulher.

O evento, idealizado para ser um momento de reflexão de temas importantes do dia a dia, foi organizado pela Diretoria do Fórum, com participação e empenho de Maria do Socorro Barbosa Barros , escrivã do Juizado Especial Cível e Criminal,  e contou com palestras do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi) e  do  Centro de Saúde (Cesau) do Poder Judiciário tocantinense.

Na oportunidade, as atividades, ações e projetos realizados pelo NAPsi e pelo Cesau em atenção à saúde integral de magistrados e servidores, foram divulgados pelas psicólogas Bárbara Camargo e Ana Beatriz Dupré, pelas assistentes sociais Silvaneide Maria Tavares e Alana Barbosa (NAPsi) e pela fisioterapeuta Sandra Carvalho (Cesau).

O psiquiatra Wordney Camarço ministrou uma palestra sobre os efeitos prejudiciais da violência doméstica na saúde psicoemocional, além disso, o profissional abordou as etapas e os ciclos vitais na vida da mulher, com alertas para os problemas neuropsiquiátricos, que costumam ocorrer nos momentos da primeira menstruação, ponto limite entre a infância e a vida adulta, ciclos menstruais, gravidez, pós-parto, climatério e menopausa.

O médico chamou ainda atenção das servidoras para o autocuidado e a importância da procura de ajuda especializada dependendo dos sintomas, frequência e gravidade.

Paz em Casa

Na quarta-feira (8/3), a Comarca de Paraíso do Tocantins também recebeu uma roda de conversa como parte da programação educativa da 23ª Semana Justiça pela Paz em Casa, com a abordagem sobre questões relacionadas à violência doméstica, com foco na pacificação dos conflitos e conscientização sobre a rede de atendimento à mulher.

Por Samir Leão/Ascom-TJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui