Laboratório do Crime: Mais 5 pessoas são presas em Paraíso por suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

0
329

Cinco pessoas investigadas por crime de lavagem de capitais foram presas pela Polícia Civil do Tocantins, por meio da II etapa da Operação Laboratório, deflagrada durante as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 24, por policiais civis da 6ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (6ª DEIC), de Paraíso do Tocantins, comandados pelo delegado-chefe da Unidade, Antônio Onofre Oliveira da Silva Filho.

A investigação

Segundo a autoridade policial, a ação realizada nesta sexta-feira, é um desdobramento da operação Laboratório, que se iniciou com a prisão em flagrante de um empresário de Paraíso no mês de fevereiro, o qual mantinha um laboratório de refino e produção de derivados de cocaína. No decorrer das investigações foi apurado que o sujeito possuía um estabelecimento comercial na cidade sobre o qual recaem suspeitas de estar sendo usado para lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas por ele realizado. Dessa forma foram cumpridos mandados de busca e apreensão, na semana passada visando levantar mais dados sobre os estabelecimentos.

Com o aprofundamento das investigações foram identificadas pessoas que forneciam contas bancárias para o recebimento de expressivos valores do narcotráfico, assim como foram identificados outros indivíduos responsáveis por movimentar estas contas a mando do líder da associação criminosa que está preso.

De acordo com o delegado Antônio Onofre, esta segunda etapa da operação visa prender pessoas envolvidas diretamente na lavagem do dinheiro oriundo do comércio de entorpecentes, os quais pulverizavam o dinheiro sujo para outras contas bancárias no intuito de evitar a apreensão dos valores e manter o proveito do crime.

Durante as investigações, conseguimos identificar que após a prisão do responsável por gerenciar o laboratório das drogas, no último mês de fevereiro, terceiros passaram a movimentar as contas bancárias que recebiam o dinheiro sujo do tráfico, os quais foram devidamente identificados, tendo sido decretadas suas prisões preventivas”, disse o delegado.

Na ocasião, os policiais civis prenderam três homens, 38, 31, e 29 anos, e duas mulheres, 25 e 23 anos, que foram conduzidos até a sede da 6ª DEIC e após os procedimentos legais cabíveis, recolhidos à Unidade Penal Regional de Paraíso, estando à disposição do Poder Judiciário. “O principal investigado, que já se encontra preso, agora também responderá pelo crime de lavagem e ocultação de capitais”, frisou o delegado.

A ação contou com apoio das equipes de policiais civis que integram as demais Delegacias de Paraíso do Tocantins.

Rogério Oliveira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui