MPTO capacita policiais militares para acessar informações que serão usadas no combate ao crime ambiental

0
287

Com o intuito de compartilhar informações sobre desmatamento e uso irregular de áreas de preservação ambiental, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), firmou parceria com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental e ministrou, entre os dias 16 e 20, treinamento sobre como acessar ferramentas de geoprocessamento e de imagens de satélite.

O treinamento aconteceu no Laboratório de Geoprocessamento do Caoma e teve o intuito de contribuir com o planejamento e execução das operações promovidas pela Polícia Militar Ambiental contra crimes ambientais em todo o Estado do Tocantins.

O curso consiste em desenvolver a capacidade dos participantes para identificar em imagens de satélite as áreas desmatadas, consultar a legalidade da supressão vegetal, identificar dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), elaborar rotas de acesso às áreas, de forma que as equipes da polícia militar ambiental possam atuar com maior eficiência no campo.

Além disso, o treinamento também os capacita para consultar informações sobre licenciamento ambiental e autorizações de desmatamento no Sistema de Gestão Ambiental do Naturatins (Sigam), e  utilizar as plataformas da Mapbiomas e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Outros treinamentos

A parceria entre o MPTO e a Polícia Militar Ambiental prevê a realização de treinamentos para policiais ambientais das regiões de Araguaína e de Gurupi.

 

ASCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui