Prefeitura de Paraíso promove capacitação para produtores e artistas que pretendem financiar seus projetos com recursos da Lei Paulo Gustavo

0
284

“Essa oficina abriu minha mente. Expandiu meus conhecimentos e eu ainda estou tentando assimilar tudo que tenho visto e ouvido aqui”, foi assim que Nikson Soares definiu sua experiência como participante da Oficina de Realização Audiovisual e Elaboração de Projetos Culturais, ministrada pela cineasta tocantinense, Eva Pereira.

A oferta de vagas gratuitas para participar da capacitação é uma iniciativa da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo e faz parte de uma série de ações que a gestão municipal tem tomado no intuito de auxiliar produtores e artistas locais a financiarem sua obras com os recursos da Lei Paulo Gustavo que, para Paraíso, será destinado um valor de quase 500 mil reais.

“É mais um incentivo à Cultura, ao audiovisual e a outras formas de artes e expressões culturais no nosso município. A gestão do prefeito Celso Morais tem demonstrado essa preocupação com a classe artística. Já promovemos duas oficinas e teremos outras em maio sempre com a visão de trazer informações que possam enriquecer os projetos dos participantes”, afirmou Fernando Rios, diretor de Cultura.

Entre os assuntos abordados pela cineasta Eva Pereira e pelo jornalista e produtor cultural, Luiz Melchiades, estão as técnicas para a produção de documentários, introdução ao processo de uma obra documental, elaboração de projetos, conceitos narrativos e outros. “É um momento único de muito aprendizado e eu quero agradecer ao prefeito Celso Morais por nos proporcionar este momento que está sendo muito especial para a cultura como um todo”. A cineasta também dará mentoria online a um grupo de participantes que foram sorteados entre os inscritos da oficina presencial.

Claudiana Alves dos Santos, cantora e vocalista da Banda Capim do Cerrado, participou da oficina afirmou que esses encontros são essenciais para que artistas pequenos possam obter conhecimento suficiente e concorrer com artistas mais experientes nesta linha de produção e elaboração de projetos financiados.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Complementar Paulo Gustavo, nº 195/2022, prevê um repasse de 25 milhões de reais para municípios tocantinenses. Deste total, 452 mil reais foram destinados para Paraíso do Tocantins, sendo 322 mil reais para produções audiovisuais e 130 mil para projetos em outras áreas culturais. A previsão é que o Edital, com todas as regulamentações, seja publicado no mês de Maio.

No último dia 13 a Prefeitura de Paraíso, por meio da SEMACTUR, já havia realizado uma escuta pública cultural para ouvir os profissionais deste setor. A consultoria foi mediada pelo produtor Tales Monteiro.

ASCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui