Janela de plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogada até o dia 5 de junho

0
324

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), autorizou por meio da Instrução Normativa (IN) nº 06 de 26 de maio de 2023, a prorrogação até o dia 5 de junho, a janela de plantio de soja sementes nas várzeas tropicais tocantinense, que encerraria na quarta-feira, 31. A IN mantém o prazo final de colheita para o dia 20 de setembro.

A decisão de prorrogação do prazo para plantio nas várzeas topicais levou em consideração os pedidos feitos pela Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST) e pelo Distrito de Irrigação Rio Formoso, que solicitaram a dilação da janela de plantio da safra durante a excepcionalidade ao vazio sanitário da soja, visto que, um grande número de produtores tiveram dificuldades no plantio da soja, uma vez que ocorreram chuvas acima da média na região.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa, disse que a Agência atendeu a solicitação das entidades por entender às suas justificativas, de que a dilação do prazo por cinco dias com a manutenção do prazo final para a colheita no dia 20 de setembro não afetará o calendário de controle e monitoramento da ferrugem asiática feito pela Adapec, naquela região.

A região de várzeas tropicais é formada pelos municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Dueré, Formoso do Araguaia e Santa Rita do Tocantins.

 

Welcton de Oliveira/ADAPEC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui