Educação se reúne em Palmas com lideranças regionais para alinhamento de trabalhos

0
149

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta terça-feira, 13, uma reunião de trabalho com os representantes das 13 Superintendências Regionais de Educação (SRE), nomenclatura atual para Diretorias Regionais de Educação (DRE), com assessores Pedagógicos e assessores de Gestão de Pessoas das Superintendências Regionais, com superintendentes e diretores da Seduc/Sede, com o objetivo de apresentar o novo organograma e discutir melhorias na promoção do trabalho na Educação do Estado, para garantir melhores indicadores educacionais, com monitoramento e avaliações constantes.

A reunião de trabalho continua até quarta-feira, 14. Entre os temas trabalhados destacam-se o Programa Recomeçar 2023: Plano de Ação para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas Regionais e em cada unidade escolar; Multiplicação da formação tecnológica com foco nos chromebooks e kits de laboratórios; Agenda de Aprendizagem; Formação presencial da equipe multiprofissional; Integração do trabalho da equipe multiprofissional; Busca ativa/Unicef; Programa Bolsa Família; Plano de Ação de Enfrentamento à Violência Escolar, entre outros.

Entre os pontos destacados, o que desperta a atenção de todos é o trabalho em prol do fortalecimento da Educação do Território do Tocantins, numa parceria entre Estado e municípios, com as ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) – uma política pública colaborativa entre as redes públicas de ensino do Estado do Tocantins.

As ações do PROFE serão implementadas nos 139 municípios do Estado, em uma colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as secretarias municipais.

O secretário da Educação, professor Fábio Vaz, desejou boas-vindas a todos e enfatizou a importância do trabalho em equipe. “Nossa missão é trabalhar com o Território do Tocantins, ouvindo todas as demandas de cada Superintendência Regional. Já iniciamos o trabalho de divulgação do PROFE nas Regionais. Esperamos que cada Superintendência Regional identifique suas necessidades principais, para com isso criarmos estratégias para atender as demandas”, destacou.

Para Fábio Vaz, “a educação deve ser descentralizada, pensada como território, haja vista que não existe mais rede estadual separada de rede municipal. A formação dos estudantes é resultado do trabalho conjunto do Estado e dos municípios. Por meio do PROFE, vamos levar formação aos professores, investimentos e infraestrutura com recursos repassados também para as escolas municipais”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui