Procon Tocantins orienta consumidores sobre reajuste dos planos de saúde

0
233

O Procon Tocantins alerta os consumidores de planos individuais e familiares para a aplicação do reajuste anunciado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A agência limitou em 9,63% o índice de reajuste, percentual que é o teto válido para o período entre maio de 2023 e abril de 2024.

“É importante que os consumidores fiquem atentos quando for aplicado o reajuste. Se a operadora cobrar mais do que o percentual autorizado, o consumidor deve procurar o Procon Tocantins, por meio dos canais de denúncias 151 e WhatsApp: (63) 999216-6840 ou presencialmente, bem como a própria ANS nos telefones 0800 701 9656 e 0800 021 2105”, ressaltou o superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente.

Segundo a ANS, o índice de 2023 foi apreciado pelo Ministério da Fazenda e aprovado em reunião de diretoria colegiada no dia 12 de junho. A decisão será publicada no Diário Oficial da União e o reajuste poderá ser aplicado pela operadora no mês de aniversário do contrato, ou seja, no mês da data de contratação do plano. No caso dos contratos com aniversário em maio, junho e julho, será autorizada a cobrança retroativa relativa a esses meses.

Portabilidade

A ANS destaca que os consumidores têm o poder de escolha. Caso entendam que seu plano de saúde não está lhes atendendo adequadamente, podem optar pela portabilidade de carência para outra operadora. Para saber as opções disponíveis no mercado para contratação ou troca via portabilidade de carências, o interessado pode fazer comparações ao consultar o guia ANS, no site da agência.

Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui