SES-TO reforça conscientização para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço

0
172

Em todo 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, data criada com o objetivo de chamar atenção para um tumor cujos sintomas, muitas vezes, são negligenciados. A prova disso é que um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, causando uma perda significativa da qualidade de vida durante e após o tratamento, na maioria dos casos com o comprometimento da fala e outras sequelas funcionais e psicológicas.

No Hospital Geral de Palmas (HGP), a Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço iniciou, na segunda-feira 14, com panfletagem e orientações com a equipe de cada setor da unidade. Na segunda-feira, 31 de julho, às 17 horas ocorrerá a live sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, no instagram da Secretaria de Estado da Saúde (SES), @saudeto.

Segundo dados do setor de Qualidade do HGP, entre junho e dezembro de 2022, o HGP realizou cerca de 300 cirurgias de Cabeça e Pescoço. E de janeiro até junho de 2023, já foram realizadas 315 cirurgias ou procedimentos. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o Brasil é de que, em 2023, surjam 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe. Somados ao câncer de pele melanoma, que também atinge a região da cabeça e pescoço, o número sobe para 48.530.

As regiões do país que lideram as estimativas anuais de câncer na cabeça e pescoço são Sudeste (20.470) e Nordeste (10.070). Elas são seguidas por Sul (4.830), Centro-Oeste (2.760) e Norte (1.420).  As informações constam da Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, onde estão listados os 21 tipos da doença com maior incidência no país.

Segundo a médica cirurgiã do serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Geral de Palmas (HGP), Rayla Souza, “os tumores malignos que aparecem na boca, orofaringe, laringe [local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço são chamados de Câncer de Cabeça e Pescoço. Se você estiver com algum desconforto na garganta ou apresentar alguma ferida na boca ou região da cabeça e do pescoço que te deixou preocupado, procure logo o especialista para que a lesão seja precocemente avaliada e tratada”.

Prevenção

Procure manter uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, mantenha sua higiene bucal em dia, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, use protetor solar e abandone o fumo. Parar de fumar, inclusive, é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui