Saúde: Governo do Tocantins reforça alerta para riscos das hepatites virais

0
304

Nesta sexta-feira, 28, é celebrado o Dia mundial de luta contra as hepatites virais. A data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2010, vem para alertar sobre a importância da prevenção e do controle dessa doença que, segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2020, levou a óbito mais de 62 mil pessoas no país, associados à hepatite C, o que representa 76,2% do total de óbitos por hepatites virais.

No Tocantins, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), somente em 2023, 72 pessoas foram acometidas pela doença no Estado, sendo quatro pessoas infectadas pela hepatite A; 38, pela hepatite B; e 26, pela hepatite C.

A maioria dos casos não apresenta sintomas até que a doença esteja em estágio mais avançado, o que pode levar décadas para acontecer. “O SUS disponibiliza amplamente os testes rápidos para hepatite, por isso é essencial testar um maior número de pessoas, pois o vírus tipo C, por exemplo, possui tratamento e cura com medicamentos. Ao identificar a infecção, podemos iniciar o tratamento adequado, interrompendo a transmissão do vírus”, reforça o enfermeiro da área técnica das Hepatites Virais da SES-TO, Charles Haro.

A gerente de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Renata Ribeiro da Silva Braga, reforçou que “para realizar a testagem, a população pode procurar uma unidade básica de saúde mais próxima da sua residência e realizar o exame gratuito que demora cerca de 30 minutos para sair o resultado”.

Para a gerente, a melhor estratégia de prevenção das hepatites A e B é a vacina e as doses estão disponíveis nas salas de vacinação de todo o Estado. “As vacinas são altamente eficazes e devem ser realizadas com esquema completo para ter a máxima eficiência”, frisa.

Prevenção

Diversas medidas podem evitar a transmissão das hepatites virais, como higienizar os alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais; lavar as mãos com frequência; usar materiais descartáveis para fazer tatuagens ou colocação de piercings; não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas, escovas de dente, utensílios de manicure e pedicure; utilizar preservativos durante as relações sexuais, dentre outras.

Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento. Por isso, a importância de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina. Os testes rápidos para diagnóstico estão disponíveis no Sistema Único de Saúde, assim como o tratamento para a doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui