Antes de Prefeito? Os principais nomes para Governo e Senado no Tocantins em 2026

0
409

Da Redação

No próximo ano serão escolhidos os novos prefeitos e novos vereadores nos municípios de todo o País. No Tocantins, 2024 será um espelho que vai direcionar os principais nomes para concorrer à eleição de Governador e as duas vagas para Senador.

Parece muito cedo para falar sobre o assunto. Porém, o desenrolar da campanha de 2026 vai depender muito dos resultados obtidos em 2024. As vitórias nas bases ditarão o ritmo de cada grupo politico que buscam conquistar o Palácio Araguaia Siqueira Campos, ou as duas vagas que hoje são ocupadas por Eduardo Gomes e Irajá Abreu, em Brasília.

A eleição de prefeito é fundamental para esse planejamento. Antes de iniciar as conversas para a união de forças nas eleições gerais, as lideranças estaduais tentam melhorar seu desempenho para, lá na frente, apresentar a listas de gestores municipais que ajudara a eleger.

Neste sentido, o Tocantins já tem nomes vistos como os principais na disputa eleitoral de 2026 para Governador e Senador devido às suas articulações políticas.

Destacam-se nesse seleto grupo, além de vários outros, o atual governador, Wanderlei Barbosa, o vice-governador, Laurez Moreira, e os senadores Eduardo Gomes e Irajá Abreu. Apenas Wanderlei não poderá disputar o Governo, os demais estão liberados para os dois cargos.

PALÁCIO ARAGUAIA SIQUEIRA CAMPOS – FOTO:NILSON CHAVES

Intensidade

O tempo de descanso entre uma eleição e outra é muito pouco para quem pretende se manter na carreira política. Nem mesmo terminou a eleição de 2022 para escolha de governadores, senadores e deputados, as lideranças estaduais já assumem compromissos e buscam em suas bases os melhores nomes para disputar a eleição de prefeito.

Claro que essas decisões passam primeiramente pelos líderes locais e seguem até o dia da convenção partidária, mas passam também pelos seus representantes. Em alguns municípios, o conflito de interesse é inevitável e, em algumas das vezes, acaba sendo resolvido sempre quando uma das partes decide ceder.

Em locais como Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Araguaína e Gurupi, as articulações políticas são intensas mesmo sem o conhecimento da população. O mesmo acontece em vários outros municípios.

Os nomes mais cotados para candidatos a prefeitos nessas cidades estão na lista de preferência dos líderes estaduais. Daí a necessidade de colocar em prática a “experiência política” para não haver prejuízos lá na frente.

Sem Novidades

Além do governador Wanderlei, do vice Laurez, e dos senadores Eduardo Gomes e Irajá Abreu, incluem-se na lista dos que também podem disputar a majoritária de seus partidos em 2026, nomes como Amastha, Ataíde Oliveira, Kátia Abreu e Paulo Mourão, sem contar com os partidos pequenos que, geralmente, lançam candidatos com pouca expressão política. Importante ressaltar que, para tais cargos, não estão aparecendo nomes novos com condições de disputar essas eleições.

À população, resta acompanhar de perto o que vai acontecer no próximo ano. Dependendo do resultado de prefeito na maioria dos municípios tocantinenses, incluindo as cinco principais cidades, Palmas, Araguaína, Paraíso, Porto Nacional e Gurupi, já será possível fazer uma importante análise do que virá na eleição seguinte.

O desfecho das eleições de 2024 apontará os rumos de 2026.

“O Barato sai Caro”

Por ser a mais confiável e líder em resultados desde 2010, a Pesquisa Correio do Povo, a única que acertou em cheio os resultados de Governo e Senado em 2022 no Tocantins, novamente irá mostrar a verdadeira opinião do eleitor, tanto na eleição municipal de 2024, quanto nas eleições gerais de 2026.

Por esta razão, pretensos candidatos ao cargo de prefeito no ano que vem, necessitam observar que uma disputa eleitoral deve ser feita de forma pensada e calculada, e com objetivo de evitar uma péssima experiência ao final do pleito, como aconteceu com alguns pretendentes na eleição passada.

Economizar é bom, mas dependendo de seu planejamento e da qualidade dos serviços a serem escolhidos, certamente irá evitar arrependimentos no futuro.

No caso das pesquisas eleitorais, é de suma importância escolher um Instituto que tenha credibilidade, que respeite seus sonhos e, principalmente, a vontade do eleitor.

Porque “O barato sai caro”.

 

Pesquisa Correio do Povo

(63) 9.9975-8218

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui