Paraíso sedia treinamento em controle químico de vetores

0
120

Os encontros acontecem entre os dias 24 e 26 de Outubro no auditório do Agiliza Paraíso, na região sul da cidade e conta com a presença de representantes da região do Cantão

A Secretaria de Estado da Saúde, realiza em parceria com a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, um Treinamento em Controle Químico com os municípios da Região de Saúde do Cantão. Os encontros acontecem entre os dias 24 e 26 de Outubro no auditório do Agiliza Paraíso, na região sul da cidade.

O treinamento tem como objetivo qualificar os agentes de endemias de Paraíso e região, conforme explica a Gerente de Endemias de Paraíso, Patrícia de Oliveira: “Estamos treinando os agentes na parte do controle químico de vetores de forma correta e segura, tanto para quem está executando a ação quanto para a população. Esses vetores são insetos que transmitem doenças à população e aqui aprendemos a fazer esse controle de vetores de forma que não venha a causar danos a insetos que são benéficos.”

A programação teve início às 8h do dia 24 de Outubro e ao longo dos dois primeiros dias de treinamento, os participantes puderam dialogar sobre problemas das doenças vetoriais, manejo integrado de vetores, segurança do trabalho, medidas de proteção e outros. Nesta quinta-feira, dia 26, os participantes puderam treinar a prática de medição e vazão com bomba manual para aplicação residual. A programação chega ao fim às 18h de hoje.

O biólogo em saúde, Marcos Timóteo, fala sobre a parceria da SES com o município de Paraíso: “Para realizar essa ação nós buscamos a parceria do município de Paraíso para sediar o curso. A intenção de nós fazermos esse curso é facilitar o acesso do público alvo, e Paraíso acolheu muito bem todos os profissionais. São parcerias fundamentais, sem as quais a gente não conseguiria realizar essa ação com a qualidade esperada e alcançando o público.”

É importante destacar que a população também deve abraçar essa causa, mantendo os quintais limpos e organizados, além de evitar o acúmulo de água parada por exemplo na vasilha de água dos animais de estimação. Dessa forma, a população contribui com o controle químico dos vetores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui