Polícia Civil de Paraíso indicia integrante de organização criminosa por homicídio em Miracema do Tocantins

0
144

Dando continuidade às ações de combate à criminalidade, no âmbito da Operação Paz, que é um iniciativa do Ministério da Justiça, a equipe da 5ª Delegacia Regional de Paraíso, atuando na cidade de Miracema, indiciou um indivíduo que é o principal suspeito de ser autor de um homicídio, ocorrido no dia último dia 4 de fevereiro, naquela cidade. Na mesma ocasião, uma outra pessoa foi vítima de tentativa de homicídio.

O delegado-regional Bruno Baeza destaca que em cumprimento à escala da Operação Paz, a equipe trabalhou entre os meses de setembro e outubro em diversos inquéritos policiais que envolvem crimes dolosos contra a vida. Entre eles, um inquérito que investigava um homicídio consumado e um tentado, sendo que ambas as vítimas tinham 22 anos e que ocorreram em fevereiro.

Ao analisar os autos, a autoridade policial constatou que havia um suspeito, mas até então não existia provas suficientes para o indiciamento. As provas antecipadas e elementos informativos até então produzidos, não eram suficientes para a confirmação da autoria. Vale destacar a excelente atuação da Polícia Científica, que ao realizar o seu trabalho no local do crime, coletou importantes vestígios, entre eles munições utilizadas no crime e um projétil que causou a morte da vítima”, disse a autoridade policial.

Ao aprofundar os trabalhos na Operação Paz, foi apurado que o suspeito respondia a diversos outros crimes, entre eles um em que foi preso em flagrante pelo porte ilegal de arma de fogo (art. 14, Lei n.º10826/2003). “O calibre da arma de fogo apreendido era compatível com o projétil então encontrado pela perícia no local do crime de homicídio, sendo assim, requisitamos o confronto balístico, o qual apresentou o resultado positivo, confirmando que o projétil que causou a morte da vítima partiu do cano da arma de fogo que veio  a ser apreendida com o suspeito alguns dias após o crime”, explicou o delegado Baeza.

Diante dos novos indícios de autoria, foram ouvidas novas testemunhas e o suspeito interrogado. “O suspeito ainda apresentou um álibi dizendo que estaria em uma festa no dia do crime, contudo, mais uma vez os trabalhos da equipe investigativa demonstraram que o álibi do indiciado não apresentou nenhuma consistência”, informou.

Sendo assim, o indivíduo foi indiciado e vai responder na Justiça pela prática de homicídio qualificado, cuja pena pode variar de 6 a 30 anos de reclusão. “O homem já está preso, e com mais esse indiciamento, a Polícia Judiciária formulou novo pedido de prisão, e espera que o mesmo não seja colocado em liberdade, pois seu envolvimento em diversos outros crimes coloca em risco a ordem pública e a vida das pessoas”, concluiu o delegado.

Operação Paz

A ação policial ocorreu dentro do contexto da Operação Paz que acontece em todo o país, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas. Além do Tocantins, participam da Operação Paz os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Roraima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui