Proerd: Polícia Militar forma novos instrutores em Palmas

0
98

Aconteceu nesta sexta-feira, 27, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Palmas, a solenidade de formatura da VII turma do curso de formação de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Polícia Militar do Tocantins. O evento contou com a presença do Subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, o Coronel PM Marizon Mendes Marques, do deputado estadual Léo Barbosa, padrinho da turma, dentre outras autoridades militares e civis, além de convidados.

O Curso de Formação de Instrutores do Proerd constitui-se na capacitação de policiais militares para atuarem no policiamento de proximidade, preventivo, uma das tríades estabelecidas pelo comando da corporação para realização das ações de enfrentamento à criminalidade no Estado do Tocantins.

A VII Turma “Sargento Paulo Fernando Moreira Neves” iniciou as aulas no dia 16 de outubro deste ano, e teve carga horária total de 90 (noventa horas) horas/aula, distribuídas em 16 disciplinas, dentre as quais estavam a visão geral da filosofia do Proerd e demonstração prática monitorada em escolas.

O Curso finalizou no dia 27 de outubro. Agora os policiais formados estão aptos a atuarem como instrutores do Proerd, atendendo ao preceito constitucional da PMTO, desenvolvendo atividades de prevenção à criminalidade através dos currículos educacionais do Proerd, que buscam fortalecer a proximidade com a comunidade, estabelecendo parceria entre família, escola e PM, em prol da formação das crianças e adolescentes, conscientes das responsabilidades e seguros em suas escolhas e ações.

No Tocantins, a 1º Turma de instrutores do Proerd foi formada no ano de 2002. Nesses 21 anos, foram mais de 460 mil atendimentos realizados, sendo a primeira unidade federal a atender todos os seus municípios com pelo menos um currículo do programa.

Durante a solenidade de formatura houve entrega dos certificados, homenagens, entregas de livros do Proerd, apresentação dos formandos, exórdio dos veteranos, entrada do Daren, o mascote do Proerd, e discursos das autoridades presentes.

Para Soldado e também aluna, Bruna Cunha Martins, é um grande prazer  fazer o curso de instrutores do Proerd. “Eu fiz o Proerd quando criança. Isso marcou minha infância. Agora, já policial militar, pra mim é uma honra fazer o curso de instrutor. O curso foi desafiador, foram dias de muito aprendizado e crescimento pessoal, mas estou muito feliz.” Diz a soldado.

O Subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, o Coronel PM Marizon Mendes Marques, esteve presente e falou que o Proerd é um programa que veio para mudar e transformar vidas de crianças e adolescentes. “O Proerd vem pra impactar o comportamento. Transformar e promover uma geração consciente, equilibrada, que venha promover essa cultura de paz”, relatou Coronel Marques.

Presenças

Estiveram presentes  ainda no evento, o Secretário Executivo da Casa Militar -Coronel PM Flávio Santos Brito; o Assessor Parlamentar junto à Assembleia Legislativa – Coronel PM Wesley Borges Costa; o Coordenador Estadual do Proerd – Tenente-Coronel PM Sandro de Lima Silva; a pedagoga do Centro de Treinamento do Proerd de São Paulo – Cabo PM Alexsandra Castilho Machado de Lima; o facilitador do Centro de Treinamento do Proerd de São Paulo – Sargento PM André Luís Candelária; o Assessor Militar junto ao Ministério Público Estadual – Tenente-Coronel PM Leandro Guimarães Nunes; o Diretor de Programas Sociais da PMTO –  Tenente-Coronel PM  João Leyde de Souza; Jessé Nascimento, representando o Secretário Estadual de Cidadania e Justiça, Deusiano Pereira Amorins; a Superintendente de Educação Básica do Estado – Celestina Maria Pereira; o Diretor de Relações Institucionais da Energisa – Allan Kardek Ferreira; veteranos da PMTO; os familiares do Sargento Paulo Fernando Moreira Neves – In Memoriam; os Comandantes e Subcomandantes de Batalhões da PMTO; chefes de seções do Estado Maior da PMTO; a Subtenente PM Kellen Fragoso, representando a Primeira Dama do Tocantins, Karynne Sotero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui