Naturatins divulga lista de entidades interessadas em compor o Conselho do Parque Estadual do Cantão

0
71

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulgou nesta quinta-feira, 14, a relação das entidades que atenderam ao edital de chamamento público para integrar o Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão (PEC), durante o biênio 2023-2025. O prazo para inscrições terminou nessa terça-feira, 12 de março.

Três entidades, representantes da sociedade civil, manifestaram interesse por meio do envio de documentação, sendo elas a Associação Instituto Araguaia de Proteção Ambiental, localizada em Caseara/TO; a Associação de Mulheres Agroextrativistas da APA Ilha do Bananal/Cantão, também em Caseara/TO; e Semegrão Comercial Agrícola, sediada em Dois Irmãos/TO.

De acordo com o cronograma divulgado no edital de chamamento, a apreciação das candidaturas e a votação em plenária serão realizadas pelos atuais membros durante reunião extraordinária, marcada para o dia 26 de março, às 9 horas, pela plataforma Google Meet. As instituições eleitas para composição do Conselho terão seus nomes divulgados em 27 de março.

O supervisor do PEC, Adailton Fernandes, informa que o Conselho abriu novas vagas devido à renúncia de alguns membros e destacou a importância da participação da comunidade na gestão do Parque. “O envolvimento ativo da comunidade é fundamental para garantir a preservação da Unidade de Conservação (UC). Por isso, é essencial que novos membros se candidatem para contribuir com suas ideias e esforços na gestão e na proteção desse patrimônio natural tão valioso”, destaca.

Conselho

Constituído por representantes do poder público e/ou da sociedade civil, o Conselho Consultivo, segundo o supervisor Adailton Fernandes, é uma entidade importante para a gestão do Parque. “O conselho é um espaço democrático de diálogo entre a Unidade de Conservação, órgãos públicos e instituições da sociedade civil, para que eles contribuam de forma participativa com as decisões da gestão do Parque”, explica.

O gerente de Unidades de Conservação do Naturatins, Rodrigo Sávio, complementa que o Conselho do PEC é consultivo e visa contribuir e apoiar os trabalhos de gestão e consolidação do Parque; oferecer transparência para a gestão da UC; contribuir para a elaboração do Plano de Manejo e integrar o Parque às comunidades, setor privado, instituições de pesquisa, organizações não governamentais (ONGs), poder público, bem como às outras áreas protegidas situadas no entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui