Investimentos do Governo na área da Saúde garantem cerca de 6 mil cirurgias eletivas e retomada de obras de hospitais

0
54

Os investimentos que a Gestão do governador Mauro Carlesse vem realizando na área da Saúde estão mostrando resultados positivos para a população do Tocantins. Os destaques das ações estão na realização do programa de cirurgias eletivas Opera Tocantins e também na retomada das obras dos hospitais gerais de Gurupi (HGG) e de Palmas (HGP).

As ações colocadas em prática pela equipe fazem parte do Plano de Governo que foi entregue, pelo governador Mauro Carlesse, à Justiça Eleitoral durante as eleições de 2018.

Saúde para todos

Na área da Saúde, o Plano de Governo apresentava a Operação SOS, que foi alterada para a nomenclatura Opera Tocantins. A ação realizou, desde 2019, cerca de seis mil cirurgias eletivas, que são aquelas em que o paciente não corre risco iminente de vida.

O Governo retomou os atendimentos de radioterapia em Araguaína; e na unidade de Cuidado Agudo ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) do Hospital Geral de Palmas. Além disso, aprimorou o sistema de aquisição de medicamentos, materiais de insumos e passou a realizar cirurgias cardíacas abertas no HGP, bem como a oferecer serviços de cirurgias cardíacas pediátricas congênitas.

Já em relação aos hospitais, o Governo reiniciou as obras do Hospital Geral de Gurupi; e entregou 10 novos centros cirúrgicos ao HGP. O hospital também está reformando todo seu ambulatório que permitirá maior dinamicidade nos atendimentos com aumento do quantitativo de consultórios, tanto para pequenos procedimentos e procedimentos ginecológicos como para atendimentos.

O HGP foi contemplado ainda com 50 monitores multiparamétricos e 10 desfibriladores que farão parte da estruturação do parque tecnológico da unidade. Os aparelhos avaliados em cerca de R$ 1,6 milhão foram doados pelo Ministério da Saúde (MS). Já em relação ao Hospital Geral de Araguaína (HGA), o Governo busca recursos para dar início à obra.

Aprimoramento da Gestão

Os painéis de controle da Secretaria de Estado da Saúde (SES) registraram, nesse sábado, 18, pela primeira vez, a baixa taxa de ocupação em todas as 18 unidades hospitalares geridas pelo Governo.

Os dados são resultados da implementação dos fluxos e do giro dos leitos. Embora a demanda seja espontânea por necessidade, a gestão tem trabalhado no intuito de alcançar, com maior frequência, melhores resultados.

Segundo o titular da SES, Edgar Tollini, os números refletem o trabalho conjunto das equipes e contínuo planejamento e comprometimento da gestão, melhorando os critérios de inclusão (entrada) e alta, bem como o abastecimento regularizado. “Um trabalho que, aos poucos, vem transformando a saúde pública do Estado”.

Edgar Tollini enfatiza ainda outro recorde alcançado pela Saúde. “Na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital Geral de Palmas, foram infundidas e manipuladas 53 quimioterapias no dia 16 de janeiro deste ano, quando todos os pacientes entraram e nenhum ficou para o dia seguinte”.

Sobre o Plano de Governo

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, já cumpriu ou colocou em execução grande parte das metas estabelecidas em seu Plano de Governo, apresentado à Justiça Eleitoral no pleito de 2018. As ações contemplam as diversas áreas do Estado e impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida do cidadão tocantinense.

O plano apresentado contempla 12 eixos e 46 metas prioritárias. O foco do documento está em ações voltadas ao municipalismo e à melhoria dos serviços públicos oferecidos à população nas diversas áreas do Executivo Estadual.

Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui