HGP é referência para a região Norte do país em atendimentos de alta complexidade

0
394

Maior referência em saúde do Tocantins e em parte da região Norte do país, o Hospital Geral de Palmas (HGP) caminha para sua maioridade com grande desempenho. A Unidade oferta, à população tocantinense e usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), 40 especialidades médicas e uma gama de serviços de saúde, em média e alta complexidade, totalmente gratuitos, contemplando os 139 municípios tocantinenses, além de estados vizinhos.

O HGP iniciou suas atividades em 2005, com 160 leitos cadastrados e 146 médicos. Atualmente, a unidade hospitalar conta com 416 leitos de internação e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica; 26 de UTI adulto; 22 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI); seis na Sala Vermelha; 14 na Sala Amarela; 6 na Unidade do AVC.

O hospital assemelha-se a uma cidade, uma vez que, para o seu funcionamento, são necessários 3.235 servidores diretos, destes, 574 médicos que trabalham com afinco, responsabilidade e dedicação aos pacientes. Além disso, outros milhares de servidores terceirizados que realizam trabalhos de limpeza, segurança, alimentação e, naturalmente, os pacientes e seus acompanhantes. Diariamente, são lavadas cerca de 4.600 kg de roupas e são retirados aproximadamente 2.500 kg de lixo hospitalar.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Afonso Piva de Santana, ressalta que o HGP é grande e representativo por si só. “O Hospital Geral de Palmas é referência de média e alta complexidade para saúde pública do Tocantins e estados vizinhos. Sabemos a importância desta unidade para a população tocantinense e continuaremos trabalhando, em conjunto, para que esse hospital seja maior e melhor em todos os quesitos. O HGP conta com equipes qualificadas e comprometidas, pessoas do bem e honestas que prestam assistência contínua ininterrupta 24 horas por dia. São esses servidores que salvam vidas, que representam o HGP”, destaca.

 Atendimentos

O HGP chama atenção pelos números. Em 2021, de acordo com Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), o hospital realizou 308.419 atendimentos ambulatoriais, destes 178.152 com a finalidade diagnóstica e 4.066 finalidades cirúrgicas.

A produção do hospital gira em torno de 563.327 atendimentos, 84.062 com objetivos cirúrgicos e 9.220 do grupo de órteses, próteses e materiais especiais. Somam-se a isso as 8.906 cirurgias de urgência realizadas, o que equivale a um terço dos atendimentos no Tocantins, atingindo 24.958 procedimentos médicos.

Somente nos últimos cinco meses, de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, foram realizados 15.482 atendimentos ambulatoriais, 11.762 de urgência e emergência, 1.701 cirurgias de urgências e emergências e 672 cirurgias eletivas. Apenas no mês de fevereiro deste ano, a unidade já realizou 2.561 atendimentos no pronto-socorro e 4.248 no ambulatório e quase 8 mil exames de imagem.

Estrutura

Para melhor assistir à população, o Governo do Tocantins investe constantemente em melhorias na estrutura física do Hospital Geral de Palmas, também foi implantada, na unidade de saúde, uma gama de serviços.

Atualmente, o HGP disponibiliza atendimentos e procedimentos médicos em hemodinâmica; Unidade do AVC; Unidade de Cuidados Intensivos (UCI); Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica; ambulatório de oncologia; Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com consultórios e uma sala de quimioterapia; consultório de odontologia; Núcleo Interno de Regulação; Centro de Infusão Reumatológica.

Ampliações estão sendo efetivadas em áreas diversificadas de atendimento: Ambulatório de Especialidades; Bancos de Olhos e serviço de transplante de córnea; serviço de Odontologia Clínica; serviço de Reconstrução Crânio-Buco-Maxilo-Facial; do Centro Cirúrgico e implantação de novo necrotério.

Ala pediátrica 

O hospital também conta com a nova ala pediátrica, que ampliou os atendimentos, proporcionando conforto para os pequenos pacientes e seus familiares, bem como para os profissionais. O novo espaço oferece suporte de profissionais de todas as especialidades do HGP e dispõe de exames clínicos, laboratoriais e de imaginologia tudo no mesmo ambiente, com a finalidade de facilitar a assistência aos pacientes.

O local possui uma estrutura moderna e conta com 48 leitos de internação geral; 20 leitos de UTI pediátricos; 1 leito de estabilização; 3 leitos na sala vermelha; 5 na sala amarela; 1 de isolamento e 16 de observação. Já o pronto-socorro pediátrico possui todos os espaços necessários para atendimentos de urgência e emergência pediátricos.

O diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, enfatiza a atuação significativa da unidade de saúde para a sociedade. “Tudo isso é o Hospital Geral de Palmas, uma unidade que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma totalmente gratuita. Seus números refletem sua intenção e sua capacidade, mas são as pessoas que fazem isso acontecer. Isso é importante. Cada técnico de enfermagem, porteiro, segurança, fisioterapeuta, médico que entra nesta Unidade, diariamente, tem um objetivo: salvar vidas e transformá-las para melhor. Tenho orgulho de fazer parte de tudo isso”, reforça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui