Dia Mundial do Rim chama atenção para cuidado com a saúde renal

0
370

Os rins são responsáveis pela limpeza das impurezas e toxinas do corpo humano. E na segunda quinta-feira do mês de março é celebrado o Dia Mundial do Rim. A data tem o objetivo de conscientizar sobre o risco das doenças renais e a importância da prevenção destas enfermidades.

“O Dia Mundial do Rim é um evento que acontece, anualmente, e como o próprio nome diz é um movimento mundial de conscientização da doença renal crônica. Essa ação acontece já há mais de uma década com o intuito de divulgar essas doenças” explica o nefrologista, Juliano Mundim, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O servidor da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) afirma ainda que essas doenças são silenciosas, e acometem cada vez mais pessoas. “Hoje temos mais de duzentos mil pacientes em tratamento dialítico, e com o envelhecimento da população brasileira a tendência é de que esse número só aumente”. Segundo o médico, as duas causas mais prevalentes da doença renal crônica são o controle ineficaz do diabetes e a depressão alta.

Rins e as doenças renais

Os rins são extremamente importância para a saúde humana, e tem entre suas funções: regular a água e manter o equilíbrio das substâncias minerais; limpar todas as impurezas e toxinas do corpo; liberar hormônios para manter a pressão arterial e regular a produção de células vermelhas no sangue e ativar a vitamina D.

As principais causas da insuficiência renal aguda são a desidratação, excesso de diuréticos, obstrução renal, insuficiência cardíaca grave, entre outras.

Prevenção das doenças renais

Para prevenir as enfermidades renais é necessário realizar uma dieta com baixa ingestão de sal e de açúcar; controlar seu peso; ingerir água regularmente; exercitar-se; conhecer o histórico de doenças da família; realizar avaliação médica anual; não fumar; além de realizar o uso de bebidas alcoólicas com moderação.

Tratamento no Tocantins

O Governo do Tocantins disponibiliza aos tocantinenses, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o serviço de hemodiálise, via empresas credenciadas, nas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas. São disponibilizadas 117 cadeiras, com capacidade para o atendimento de até 702 pacientes.

No momento, está em andamento um novo processo de credenciamento para a oferta de serviços de hemodiálise, com a previsão de 131 cadeiras e pela nova contratação, proporcionará o aumento da oferta do serviço, inclusive em cidades de até 100km dos limites do Estado do Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui