Operação Canguçu: Câmeras termais em drones ajudam na localização de suspeitos que aterrorizaram Confresa

0
599
FOTOS: PMS DE MINAS, TOCANTINS E MATO GROSSO

Da Redação

A Operação Canguçu já está em um período de varredura final por toda região do Vale do Araguaia, na região oeste do Estado do Tocantins, onde as buscas pelos criminosos que atacaram, sem sucesso, a cidade de Confresa, no Mato Groso, já duram 24 dias.

Todos os integrantes dos grupos especializados das polícias dos cinco estados envolvidos na Operação passam bem, nenhum foi atingido nos confrontos com a quadrilha que atuava no sistema “novo cangaço”.

A Polícia já sabe que os suspeitos pertencem a organizações criminosas espalhadas pelo País, principalmente do Estado de São Paulo. Apesar de alguns já terem sido identificados, seus nomes não foram divulgados.

Operação Canguçu no TO: "Não vamos descansar até que todos sejam localizados”, diz secretário de Segurança do Mato Grosso - Portal Benício - Compromisso com a Verdade

Mesmo quando a Operação Canguçu for concluída, ainda não há previsão, as investigações continuarão para esclarecer como o grupo planejou o roubo em Confresa e descobrir possíveis participações de outros envolvidos.

Até este momento, chama a atenção o fato de as forças de segurança terem localizados e se aproximado do bando, que segue fortemente armado, mesmo ele tendo se dividido na tentativa de confundir os policiais.

O que a quadrilha não esperava, era que a estrutura empregada na Operação Canguçu é considerada uma das melhores do País para esse tipo de situação.

Além de policiais especializados, aeronaves, armas adequadas, dezenas de veículos apropriados para a região e cães farejadores, as forças de segurança ainda contam com drones com câmeras acopladas e que possuem sistemas termais. Esse sistema, que permite o monitoramento através da temperatura corporal.

A tecnologia, que foi trazida para o Tocantins pela polícia de Minas Gerais, permite que sensores das câmeras ajudem na localização dos criminosos em sobrevoos realizados nas áreas de buscas.

A grande eficiência das forças de segurança, nesta que é a maior operação policial da história do Estado do Tocantins, e uma das maiores da região Norte do Brasil, pode ser atribuída a um conjunto de fatores que, acertadamente, segue sendo utilizada na Operação Canguçu: Polícia Especializada, estrutura adequada e muita tecnologia.

ARMAS APREENDIDAS COM A QUADRILHA QUE ATERRORIZOU CONFRESA

15 suspeitos mortos em confronto e dois presos. A varredura final está sendo feita para localizar os últimos fugitivos que causaram pânico em Confresa e fugiram para um lugar onde eles não sabiam o que iriam enfrentar.

Já é possível dizer que é a vitória do bem contra o mal, e da segurança pública do Tocantins, Mato Grosso, Pará, Goiás e Minas Gerais, contra a criminalidade.

 

AS HOMENAGENS, PELA BRAVURA, SERÃO MERECIDAS…

 

Portal Benício

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui