Escritor, ator e cineasta Vicentini Gomez ministra palestra nesta sexta-feira em Paraíso

0
366

Ascom

Encontro Formativo promovido pela Diretoria Regional da Educação de Paraíso, teve como objetivo orientar as Unidades Escolares do trabalho pedagógico neste segundo semestre com as diretrizes do Novo Ensino Médio, Educação Ambiental alinhadas ao Programa Recomeçar. A atividade formativa teve início no último dia 03 e finaliza hoje 05 de agosto.

Para encerrar o ciclo de formação, a Regional de Paraíso recebeu palestrante Vicentini Gomez, que é escritor, ator e cineasta, que ministrou palestra para os profissionais da educação e interessados na manhã desta sexta-feira (05), no Teatro Cora Coralina. O tema tratado por Vicentini, foi “Aprender brincando como escrever uma obra de ficção”.

Bibliografia

Vicentini Gomez iniciou a carreira artística em 1976 como autor, mímico, ator e diretor, tanto na televisão como no teatro e cinema. Atuou em diversas novelas na Rede Globo, como o Delegado Cavalcante, em Joia Rara; o Serjão, sequestrador atrapalhado de Carminha, interpretada por Adriana Esteves, em Avenida Brasil (telenovela); Paolo Bianchi na novela Cama de Gato (telenovela) e Malhação (16ª temporada) como Dom Cornélio. Fez também a minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, onde representou o seringalista “Cel. Alencar”, na luta pela independência do Acre. Na série Minha Nada Mole Vida, fez o português “Blota”, e na minissérie Um só coração, foi o escritor Graça Aranha, peça chave na Semana de Arte Moderna; atuou ainda em humorísticos e series como Megatom, O Dentista Mascarado e A Mulher do Prefeito. No Sistema Brasileiro de Televisão representou o mordomo Domingos em Pícara Sonhadora. Na TV Manchete atuou em Kananga do Japão e A História de Ana Raio e Zé Trovão. Entre 2015 e 2016 Fez o divertido e comilão italiano Giuseppe Cavichioli na novela Cúmplices de um Resgate, no SBT.

No teatro, esteve em cartaz durante doze anos com o espetáculo “Confidências de um Espermatozóide Careca”. Em 2006, rodou o Brasil com a comédia “506 anos de Besteirol” e, em parceria com Josmar Martins, escreveu a peça “Tal Pai, Tal Filho”, que cumpriu temporada no Teatro Sérgio Cardoso, com os atores Carlo Briani e Douglas Aguillar. Escreveu recentemente a comédia “Espelho Meu”, com reflexões sobre o relacionamento de mãe e filha, em suas diversas etapas.

Em 2004/2005 produziu, roteirizou e dirigiu a série “Consciência na Cultura”, transmitida pela TV Cultura, realizada em parceria com a Universidade Estadual Paulista, onde transformava teses de doutorado e dissertações de mestrado em documentários para a Televisão.

No cinema, busca a reflexão sobre cidadania e direitos humanos, trajetória que escolheu como temática de seus filmes, destinados a festivais de cinema e vídeo do Brasil e exterior. O Rio da Minha Terra, Paúra, Juqueriquerê e O Anônimo foram classificados e premiados em importantes festivais do Brasil e exterior. Seu último filme “Doutor hipóteses” foi classificado, exibido e premiado em festivais internacionais de cinema em três continentes: Europa (Itália) América (USA, VENEZUELA E BRASIL e Ásia (INDIA E SINGAPURA), sendo condecorado com 23 prêmios nas categorias de melhor ator, melhor diretor, melhor roteiro, melhor filme, melhor trilha sonora e narrativa.

Vicentini também atuou em diversos comerciais para TV e Cinema[19]; com filmes premiados no Festival de Publicidade de Cannes; como: “Bemge – Inimigos”; “Líder Táxi Aéreo” e “Farinha de Trigo Boa Sorte”. Roteirizou e dirigiu comerciais e vídeos institucionais; entre eles: “Santa Catarina Informática” e “Bevorelli Utilidades”.

Atualmente em fase de captação de recursos para os filmes: “Duzinda”, adaptação do livro de Clotilde Chaparro e do infantil “Berimbau”.

Na pandemia publicou 6 livros pela Editora Laços: Cenas Femininas e Outras Ilações – 2020, Dos Tempos Em Que Eu Tinha Medos – 2021, Café Com Leite – 2021, Valha-Me Deus! – 2021, O Vendedor De Sacis e Outras Lorotas – 2021, A Vaca Fumaça – 2022.

Vicentini representa o Italiano Giuseppe Cavichioli da versão brasileira da novela Cúmplices de um Resgate, produzida pelo SBT. Em cartaz na NETFLIX.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui