Hospital Regional de Miracema amplia serviços e realiza cirurgia inédita

0
1547

Hospital Regional de Miracema (HRM) realizou na quarta-feira,18, a primeira nefrostomia percutânea guiada por ultrassom, uma cirurgia urológica. A novidade foi efetivada pelos esforços do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), direção da unidade hospitalar e comprometimento da equipe multiprofissional local.

Moradora de Rio Sono, Deusiana Alves da Silvam, de 39 anos, foi a primeira  paciente a ser submetida ao procediemento e afirmou que está  muito feliz com o atendimento. “Graças a Deus deu tudo certo e fiz a cirurgia, sei que sou a primeira paciente, mas ainda tem muita gente que precisa e desejo que consigam realizar também. Deus abençoe toda equipe que me atendeu e que o Estado esteja sempre atento ao abastecimento dos hospitais, que isso faz a diferença”, declarou.

Segundo a diretora geral do HRM, Maria da Penha Bandeira, “A participação, com o apoio expressivo da Superintendência de Unidades Próprias (SUHP), ao lado do secretário Dr. Edgar que não mede esforço para disponibilizar suporte necessário para a efetivação dessas ações, com a viabilização de uma farmácia e almoxarifado abastecido fez toda diferença em nossa unidade”, declarou, acrescentando que “a direção geral está empenhada em tornar o hospital de Miracema um centro de cirurgias eletivas”.

A equipe responsável pelo procedimento foi composta pelo médico urologista Danilo Maranhão; o anestesista Paulo Márcio; o médico auxiliar Jobel Egito e as equipes de enfermagem, técnica de enfermagem e limpeza.

Procedimento

Segundo o urologista Danilo Maranhão, “o procedimento é a colocação de um cateter diretamente no rim para drenar a urina, uma derivação do trato urinário superior, indicada para pacientes com obstrução ureteral bilateral, ou unilateral em rim único”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui