Novo Decreto deixa Paraíso mais tranquila, porém, Unidade que atende pacientes da covid pode estar disseminando a doença

1
700
FOTO: SERRA DO ESTRONDO - PRINCIPAL PONTO TURÍSTICO DE PARAÍSO DO TOCANTINS

Da Redação

O novo Decreto publicado pelo prefeito de Paraíso, Celso Morais, no início da semana, diminuiu as aglomerações em alguns pontos e deixou as ruas da cidade mais tranquilas, no período entre das 18h às 06h. As normas visam intensificar o combate à pandemia que tem se alastrado no município.

No entanto, alguns critérios que estão ocorrendo no posto de atendimento para pacientes com sintomas da covid, a Unidade Sentinela, localizada à Rua Bernardino Maciel, no Setor Oeste, têm intrigado a população.

Pode ser uma imagem de rua e estrada
AVENIDA CASTELO BRANCO – CENTRO DE PARAÍSO

Várias pessoas que comparecem ao local para fazer o teste da covid estão sendo orientados a voltarem para casa e retornarem à vida normal. Elas também são orientadas a tomar dipirona.

Isso acontece porque os sintomas citados pelos pacientes não convencem os atendentes de que seu caso possa ser covid. Em época em que também é grande o número de pessoas com a dengue, a confusão ocorre quase sempre.

Nenhuma descrição de foto disponível.
AVENIDA BERNARDO SAYÃO – CENTRO DE PARAÍSO

Um dos casos aconteceu com um cabelereiro, proprietário de um salão localizado também no Setor Oeste de Paraíso. Ele teve sintomas da covid e decidiu procurar a Unidade Sentinela. Ao chegar ao local foi atendido e, quando relatou os sintomas, foi questionado. De imediato o paciente foi orientado a retornar para casa, seguir a vida normal e tomar dipirona, porque as suspeitas não eram relacionadas à covid. No entanto, ele sentia febre, tinha diarreia e lhe faltava o paladar.

Preocupado com seus clientes, já que poderia colocar dezenas de pessoas em risco todos os dias, inclusive a família, o cabelereiro decidiu procurar um laboratório particular e o teste deu positivo para covid-19. Ele retornou à Unidade Sentinela no mesmo dia e apresentou o resultado dos exames. Após muitos pedidos de desculpas, o paciente recebeu a medicação receitada e se recolheu em sua residência.

As novas cepas da covid-19 que atingem o Brasil em 2021, com destaque para a cepa de Manaus, já não apresentam os mesmos sintomas da covid 2020.  Em muitos casos, especialistas confirmam que os sintomas são apenas irritações na garganta e dor em alguma parte do corpo, principalmente de cabeça.

As dúvidas no atendimento da Unidade Sentinela de Paraíso, pode, sem querer, estarem contribuindo para o aumento da covid-19 na cidade. Se moradores com a doença estão sendo orientados a retornarem à vida normal, certamente, elas estão disseminando a doença em toda a cidade.

Esse novo levantamento do Portal Benício, com provas relatadas por pacientes, também pode revelar que os protocolos de combate e tratamento da covid-19, também tenham que passar por reavaliação para melhorar sua eficácia e, pode estar aí, o fato de que a cidade tem aumentado o número de infectados e a justificativa da pouca eficácia das medidas tomadas até então.

A covid sofreu mutação e requer esse comportamento das autoridades de saúde, além da necessidade de se implantar um tratamento precoce, a exemplo da cidade de Porto Seguro, na Bahia, e outras regiões do País, onde a pandemia foi controlada.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Sobre o posto saúde sentinela, isso pode está de fato ocorrendo desde o ano passado, pq minha mãe e eu passamos por essa situação. Minha mãe procurou atendimento e disseram que ela n tinha nada a ver com covid. Só n perdi minha mãe pq diante do quadro que estava piorando procurei um médico no hospital modelo que imediatamente disse que ela estava com covid. Fato ue foi comprovado com exame, enquanto isso ela estava convivendo com várias pessoas. O outra vez eu mesmo procurei atendimento, onde já estava com todos os sintomas e eles se negaram a fazer o exame pq dois meses atrás fui obrigada a fazer exame pq estava c suspeita. Insistir bastante p fazer alegando que era grave pq poderia está contaminando várias pessoas pq estava trabalhando, somente depois dessa situação consegui fazer o exame e que foi comprovado wue eu estava positivo para covid.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui